Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autismo e Neurodiversidade: Diferentes necessidades, intervenções e apoios

Tem uma expressão que diz "Não existem dois aspies iguais"/"Não existem dois autistas iguais", mas na hora de produzir conteúdo, muita gente se esquece disso.


Existe uma neurodiversidade bem complexa. 
Desde que comecei a produzir conteúdo sobre autismo, eu tenho repetido isso, mas muita gente simplesmente não entende e insiste em buscar comparações com personagens e pessoas reais. O filho do Fulano não vai parecer o do Beltrano, independente de ambos estarem no espectro autista.

Eu, Ben Oliveira, não vou ser igual a minha amiga aspie que converso diariamente: mesmo adorando ela e tendo muitas questões parecidas, somos completamente diferentes em vários sentidos.
O fato de eu ter autonomia não significa que outro autista poderá ter.

O que me incomoda, talvez não incomode outro autista e vice-versa.

O que eu tenho facilidade, outra pessoa terá dificuldade e vice-versa.

Nossos hiperfocos, ilhas de conhecimentos, inteligências, grau de autoconhecimento e autopercepção,…

Entrevista com Ben Oliveira no blog da Tati C.

O Dia das Bruxas está quase chegando. A data tem um significado especial para mim: além de escrever histórias de terror, também gosto de escrever fantasia com temática de bruxaria. Fui convidado pela blogueira literária Tatiane Carneiro de Souza a participar de uma entrevista, publicada neste sábado, 28 de outubro. Gratidão pela oportunidade!


Na entrevista, falamos desde o meu primeiro conto publicado e o meu livro de terror Escrita Maldita, algumas das dificuldades de escritores brasileiros, inspiração e também sobre o meu processo criativo.

Confira um trecho da entrevista:


 “Acredito que todo personagem consciente ou subconscientemente tem traços de pessoas que já cruzaram nossos caminhos de alguma forma, porém eles têm tantas peculiaridades que acabam se tonando como pessoas vivas e da mesma forma que não existem duas pessoas exatamente iguais, os personagens, muitas vezes, são únicos” – Ben Oliveira

Leia a entrevista no blog da Tatiane Carneiro de Souza: http://www.tatianecdesouza.com.br/2017/10/tati-c-entrevista-ben-oliveira.html

Para conhecer outros escritores nacionais e conferir indicações de leitura, não deixe de visitar o blog da Tati C.: http://www.tatianecdesouza.com.br/

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana