Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Vídeo: Trechos do livro Em Algum Lugar nas Estrelas (Clare Vanderpool)

Confira o vídeo com três trechos de Em Algum Lugar nas Estrelas, da escritora Clare Vanderpool, um livro de ficção que mostra a amizade entre dois adolescentes: um personagem autista e um não-autista. A literatura pode ser uma ótima forma de levar um pouco de conscientização e também dos leitores se verem representados. A obra literária foi publicada no Brasil pela editora DarkSide Books.


Assista ao vídeo com três trechos do livro Em Algum Lugar nas Estrelas (Clare Vanderpool):




Acredito que a ficção pode ser uma ferramenta importante na conscientização sobre autismo. Quantos livros com personagens autistas você já leu? Quantos personagens autistas você já viu em séries e filmes? Nem sempre os personagens com traços autísticos são identificados como autistas.

Além de ser uma boa forma de explicar para pessoas não-autistas (neurotípicos) alguns dos comportamentos do Asperger (forma leve de autismo), o livro Em Algum Lugar nas Estrelas toca em alguns pontos importantes: a amizade, a solidão e como os relacionamentos podem ser frágeis e mesmo com as limitações, a parte positiva faz tudo valer a pena.

Nós existimos. Nós não somos invisíveis, embora possamos ser tratados como tais e/ou nossos comportamentos nem sempre sejam interpretados da forma correta pelas pessoas ao nosso redor. Embora introvertidos também tenham alguns problemas com amizade, quando se tratam de autistas, a parte da comunicação pode ser afetada pela incompreensão das coisas que fazemos, o que nos faz bem ou mal e como lidar quando temos alguma crise.

Segundo a maior rede social para leitores do Brasil, Skoob, o livro Em Algum Lugar nas Estrelas já foi lido por aproximadamente 5 mil pessoas e mais de 10 mil pessoas têm interesse na leitura. Por falar sobre amizade e indiretamente sobre inclusão, seria interessante ver a obra literária sendo trabalhada em escolas e distribuídas para bibliotecas do país. A leitura é ótima para a empatia e para quebrar o gelo do preconceito.

As crianças e adolescentes autistas merecem compreensão das pessoas, dentro ou fora das escolas, e é importante que apesar das limitações de interesse e de como alguns lugares podem nos fazer mal, que eles também tenham pessoas que possam escutá-los e se interessem por suas companhias. Apesar de geralmente ter um grupo limitado de amizades e de gostar de ficar sozinho, autistas também gostam de socialização, especialmente quando as outras pessoas gostam de assuntos parecidos com o seu hiperfoco.

Compre o livro Em Algum Lugar nas Estrelas: https://amzn.to/2KV869T

Relembre o vídeo com 5 motivos para ler Em Algum Lugar nas Estrelas:



Estou pensando em deixar algumas indicações de filmes com personagens autistas aqui no blog ou no meu canal do YouTube. O que acham?

Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube para ficar por dentro dos vídeos novos: https://www.youtube.com/BlogdoBenOliveira

Me acompanhe nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/benoliveiraautor

Twitter: https://twitter.com/Ben_Oliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/

Comentários

Mais lidas da semana