Pular para o conteúdo principal

Destaques

Um último adeus sem volta

As coisas nunca seriam como antes. Uma vez que uma decisão era tomada, dificilmente voltava atrás, especialmente quando era a segunda chance que dava a alguém.  Tem coisas que não só o tempo ajudam a levar para longe, mas também uma tomada de ação consciente de que não importava o quanto esperava que o outro fosse mudar e amadurecer, as coisas não funcionavam só com base nas expectativas. Era preciso deixar ir quem um dia havia fingido que tinha a intenção de ficar. Era no mínimo hilário como a história se repetia e repetia, como se o outro não houvesse aprendido nada com o passado. Havia aprendido, no entanto, que o lugar de algumas pessoas era fora da nossa vida. Que uma vez que você tomasse uma decisão deveria sustentá-la por quanto tempo fosse necessário e que havia uma razão para você ter feito isso.  Ia, então, se acolhendo dia após dia, deixando o outro desaparecer, alguém que não tinha interesse nem de lembrar o nome, quem dirá o rosto. Alguém fadado ao completo esquec...

Burnout de escritor e tempo para si mesmo

Depois do primeiro Burnout, você fica morrendo de medo de ter outro. Coisas que parei de fazer com frequência: virar a madrugada escrevendo e/ou produzir conteúdo além dos meus limites, sem respeitar meu tempo de descanso. Desacelerar diariamente, mesmo que por alguns minutos, faz muita diferença.


Levei um bom tempo para me recuperar. Eu fiquei tão esgotado que tinha dificuldade para me concentrar e os barulhos estavam me incomodando mais do que o normal. Se você não respeita seus limites, seu corpo te força a desligar. Depois da escrita e da leitura, minhas doses de sanidade vêm do yoga e da caminhada, especialmente nos dias difíceis.

Quando você é autor independente e/ou trabalha por conta própria, muitas vezes vai além dos limites, correndo contra o tempo, e não percebe o momento de dar uma pausa e a necessidade de aprender a dizer não.

Pratico yoga há mais de oito anos. Um dos meus canais favoritos no YouTube é o da Pri Leite. Uma boa opção para quem quer aprender as bases, mas também para nível intermediário. O canal dela faz um trabalho gratuito e lindo de espalhar yoga pelo Brasil e pelo mundo. Ela é uma professora de yoga brasileira que mora nos EUA e dá aulas/cursos online e presencial. Fica a indicação para quem está precisando e o lembrete diário da importância do autocuidado: tire um tempo para si mesmo.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana