Pular para o conteúdo principal

Destaques

Um Natal diferente

Um Natal diferente. Um Natal sem carregar velhos fantasmas do passado, para se permitir viver o aqui e agora e encerrar um ciclo que já precisava ter encerrado faz tempo. Talvez por fora tudo fosse igual. Talvez tudo parecesse diferente. Mas a verdade era que alguns vínculos se tornavam pesados demais e não valiam a pena manter. Não, nenhuma relação unilateral valia o tempo. Escrevia para se lembrar o quanto algo assim parecia impossível há uns anos. Escrevia para dizer que pouco a pouco havia aprendido a se libertar. Se importava menos com o que os outros pensavam e focava nos próprios limites. Seria um Natal diferente, como deveria ser há anos. Algumas relações se desgastam com o tempo e não têm salvação, não importa o quanto você tente encaixar. De tanto ir deixando ir aos poucos ao longo dos anos, finalmente havia chegado a hora de se soltar de uma vez por todas. Escrevia para dizer o quanto era libertador e que não havia espaço para arrependimento, aliás, recomendava o mesmo ao ou...

Burnout de escritor e tempo para si mesmo

Depois do primeiro Burnout, você fica morrendo de medo de ter outro. Coisas que parei de fazer com frequência: virar a madrugada escrevendo e/ou produzir conteúdo além dos meus limites, sem respeitar meu tempo de descanso. Desacelerar diariamente, mesmo que por alguns minutos, faz muita diferença.


Levei um bom tempo para me recuperar. Eu fiquei tão esgotado que tinha dificuldade para me concentrar e os barulhos estavam me incomodando mais do que o normal. Se você não respeita seus limites, seu corpo te força a desligar. Depois da escrita e da leitura, minhas doses de sanidade vêm do yoga e da caminhada, especialmente nos dias difíceis.

Quando você é autor independente e/ou trabalha por conta própria, muitas vezes vai além dos limites, correndo contra o tempo, e não percebe o momento de dar uma pausa e a necessidade de aprender a dizer não.

Pratico yoga há mais de oito anos. Um dos meus canais favoritos no YouTube é o da Pri Leite. Uma boa opção para quem quer aprender as bases, mas também para nível intermediário. O canal dela faz um trabalho gratuito e lindo de espalhar yoga pelo Brasil e pelo mundo. Ela é uma professora de yoga brasileira que mora nos EUA e dá aulas/cursos online e presencial. Fica a indicação para quem está precisando e o lembrete diário da importância do autocuidado: tire um tempo para si mesmo.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana