Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autistas com Altas Habilidades: Mais adaptáveis ao mundo neurotípico

Por que eu não gosto de ser acompanhado no meu perfil pessoal por muitos familiares de autistas? Não gosto que queiram saber minhas vivências, como fazem com outros autistas?


Texto da imagem: Os autistas com altas habilidades (dupla excepcionalidade) podem compensar as limitações usando habilidades cognitivas, navegando em situações sociais e se adaptando aos desafios da vida cotidiana (Autism Calgary).

Todos autistas são diferentes. Eu repito isso quase que diariamente. Muita gente fica comparando experiências e vivências, achando que por estarem no mesmo grau, vão encontrar as respostas que precisam. Spoiler: Nem sempre.

Dois autistas podem ser completamente diferentes. Dois aspies podem ser completamente diferentes.

Existem muitas dificuldades que alguns aspies têm na vida adulta, que eu tinha na infância ou adolescência. Isso significa que eu preciso esconder que me adaptei? Não. Significa que somos todos diferentes e sou mais adaptável em alguns aspectos. 
Isso me torna um fake auti…

Desejados: Outra Sintonia – A História do Autismo (John Donvan e Caren Zucker)

Fazia tempo que estava atrás desse livro, Outra Sintonia: A história do autismo, e nunca encontrava no estoque das livrarias (só para encomenda). O Brasil tem um problema de tabus e desinformação. Existem muitos livros internacionais bons e alguns traduzidos pra cá, mas no geral, ainda há muita gente desatualizada sobre o espectro autista e Neurodiversidade.


Encontre o livro: https://amzn.to/2Vq4nGg


Já recomendei vários vários livros/artigos/pesquisas sobre autismo. Falta interesse em se atualizar.  O autismo tem forte relação genética e também existe a questão da camuflagem: duas coisas pouco conhecidas no Brasil por familiares, pessoas no espectro autista que não leem sobre o assunto que querem dar opinião sem base (achismo) e profissionais desatualizados.

No Brasil, o livro Outra Sintonia foi publicado pela Editora Companhia das Letras, em 2017, com tradução de Luiz A. de Araújo. Ainda não li, mas já indico a obra, pois sei que o conteúdo é relevante, especialmente no nosso cenário nacional de desinformação, tabu e preconceitos. É uma pena que o livro não esteja circulando tanto quanto o necessário. Espero que seja distribuído para projetos de leitura e organizações de conscientização de autismo.

Confira a sinopse do livro Outra sintonia: A história do autismo (John Donvan e Caren Zucker):



Reconstituindo um período de mais de oitenta anos, Outra sintonia é um retrato sensível sobre o autismo.

No início da década de 1930, Donald Triplett chamava atenção por seu comportamento peculiar, sua tendência ao isolamento e sua incrível capacidade de memorização. Apesar das mais variadas explicações dadas aos pais, o diagnóstico certeiro só seria feito depois de anos de acompanhamento: Donald era autista.

É a partir do caso da família Triplett e de tantas outras que têm ou tiveram contato com o autismo que os premiados jornalistas John Donvan e Caren Zucker traçam um emocionante panorama de uma condição que ainda hoje instiga leigos e especialistas. Fazem parte dessa história as discordâncias médicas, os tratamentos controversos e, principalmente, a luta das famílias para que seus filhos tivessem seus direitos civis garantidos.

Amparado por uma extensa pesquisa, Outra sintonia reconstitui a história do autismo de forma humana e sensível, ajudando os leitores a compreenderem a questão em seu significado mais simples: como diferença, e não como deficiência.

Texto da contracapa da versão impressa:


Do primeiro caso pesquisado na década de 1930 aos estudos mais recentes: dos tratamentos com LSD e choques elétricos até a busca por uma explicação mais convincente; das discordâncias médicas à batalha das famílias para que seus filhos pudessem frequentar a escola. Reconstituindo um período de mais de oitenta anos, Outra Sintonia mostra como o autismo foi encarado por médicos, pelas famílias e pela própria sociedade desde seu primeiro diagnóstico até os dias de hoje.

A briga por direitos civis, a evolução da medicina, as dificuldades e os muitos equívocos e controvérsias vistos a partir do olhar de pais e mães que lutaram por melhores condições de vida e pela inserção de seus filhos num mundo muitas vezes despreparado para lidar com as diferenças.

“Um livro muito comovente... Um retrato admirável de um movimento social que lidou com os mistérios da mente, o comportamento e a relação entre pais e filhos” – Walter Isaacson, jornalista e biógrafo

Sobre os autores – John Donvan e Caren Zucker têm uma experiente carreira no jornalismo americano, em especial na emissora ABC. Juntos, produzem reportagens sobre o autismo desde 2000. Publicaram em 2010, na revista Atlantic, o artigo "Autism's First Child", finalista do National Magazine Award e incluído na antologia The Best American Magazine Writing of 2011. São os criadores de Echoes of Autism, primeiro programa televisivo regular sobre o assunto nos Estados Unidos. Para a TV, Zucker ainda produziu a série Autism Now, exibida no PBS NewsHour.

E aí, ficou curioso para ler Outra Sintonia: A história do autismo? Em breve deve rolar alguma indicação do livro aqui no meu blog ou no meu canal do YouTube.



Para ficar por dentro das minhas novidades, me acompanhe nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/benoliveiraautor/

Twitter: https://twitter.com/Ben_Oliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/

Outros livros sobre o universo do autismo. Alguns eu já li e já indiquei aqui no blog, outros estão na minha lista de desejados:

A Diferença Invisível: https://amzn.to/2HVFmPT

Passarinha: https://amzn.to/2FP0AeL

Em Algum Lugar nas Estrelas: https://amzn.to/2UeBvnR

O Cérebro Autista: https://amzn.to/2FJs45N

Autismo: https://amzn.to/2FIJeAq

Outra sintonia - A história do autismo: https://amzn.to/2WABxmy

O que Me Faz Pular: https://amzn.to/2Vedidy

O menino feito de blocos: https://amzn.to/2TQKRB5

The Complete Guide to Asperger's Syndrome (Já está desatualizado, publicado em 2008, mas é um dos melhores livros sobre Síndrome de Asperger. Não foi traduzido para o Brasil, mas pode ser encontrado em Portugal): https://amzn.to/2OFX0If

Outro Olhar: Reflexões de um Autista: https://amzn.to/2I821aY

Danielle, Asperger: https://amzn.to/2TQHeuQ

Neurodivergentes - Autismo na Contemporaneidade: https://amzn.to/2VeYNWW

Camaleônicos - A Vida de Adultos Autistas: https://amzn.to/2TT39Se

Minha vida de trás pra frente: A jornalista que se descobriu autista: https://amzn.to/2FP6nBn

Comentários

Mais lidas da semana