Como era difícil criar hábitos positivos. Havia acabado de passar da terceira semana sem fumar cigarro e ainda sentia certo desconforto. Seja para bem ou para mal, descobrira que mesmo após anos, algumas pessoas continuavam lutando contra a vontade de fumar, ou seja, era muito mais difícil do que parecia. Na tentativa de substituir comportamentos negativos por mais saudáveis, se via diante da necessidade de se desapegar um pouco da nostalgia e voltar a se focar mais no momento presente. Havia tomado mais do que o suficiente sua dose de nostalgia e agora estava preparado para continuar seguindo em frente. Era chocante o quanto o cigarro havia segurado comportamentos e ao abandoná-lo, comportamentos que antes estavam sob controle, agora pareciam soltos. Precisava de um detox das redes sociais, como quem sabia que fumar fazia mal. Precisava voltar a focar em si mesmo, deixando o passado de uma vez por todas para trás. Era no momento presente que ia celebrando as pequenas conquistas. Para ...
Desejados: Outra Sintonia – A História do Autismo (John Donvan e Caren Zucker)
Fazia tempo que estava atrás desse livro, Outra Sintonia: A história do autismo, e nunca encontrava no estoque das livrarias (só para encomenda). O Brasil tem um problema de tabus e desinformação. Existem muitos livros internacionais bons e alguns traduzidos pra cá, mas no geral, ainda há muita gente desatualizada sobre o espectro autista e Neurodiversidade.
Já recomendei vários vários livros/artigos/pesquisas sobre autismo. Falta interesse em se atualizar. O autismo tem forte relação genética e também existe a questão da camuflagem: duas coisas pouco conhecidas no Brasil por familiares, pessoas no espectro autista que não leem sobre o assunto que querem dar opinião sem base (achismo) e profissionais desatualizados.
“Maus-tratos, negligência, indiferença, carência – essas coisas nunca foram conscientemente concebidas para a vida institucional, mas a definiam de maneira fundamental”– John Donvan e Caren Zucker, Outra Sintonia: A História do Autismo
No Brasil, o livro Outra Sintonia foi publicado pela Editora Companhia das Letras, em 2017, com tradução de Luiz A. de Araújo. Ainda não li, mas já indico a obra, pois sei que o conteúdo é relevante, especialmente no nosso cenário nacional de desinformação, tabu e preconceitos. É uma pena que o livro não esteja circulando tanto quanto o necessário. Espero que seja distribuído para projetos de leitura e organizações de conscientização de autismo.
Confira a sinopse do livro Outra sintonia: A história do autismo (John Donvan e Caren Zucker):
Reconstituindo um período de mais de oitenta anos, Outra sintonia é um retrato sensível sobre o autismo.
No início da década de 1930, Donald Triplett chamava atenção por seu comportamento peculiar, sua tendência ao isolamento e sua incrível capacidade de memorização. Apesar das mais variadas explicações dadas aos pais, o diagnóstico certeiro só seria feito depois de anos de acompanhamento: Donald era autista.
É a partir do caso da família Triplett e de tantas outras que têm ou tiveram contato com o autismo que os premiados jornalistas John Donvan e Caren Zucker traçam um emocionante panorama de uma condição que ainda hoje instiga leigos e especialistas. Fazem parte dessa história as discordâncias médicas, os tratamentos controversos e, principalmente, a luta das famílias para que seus filhos tivessem seus direitos civis garantidos.
Amparado por uma extensa pesquisa, Outra sintonia reconstitui a história do autismo de forma humana e sensível, ajudando os leitores a compreenderem a questão em seu significado mais simples: como diferença, e não como deficiência.
Texto da contracapa da versão impressa:
Do primeiro caso pesquisado na década de 1930 aos estudos mais recentes: dos tratamentos com LSD e choques elétricos até a busca por uma explicação mais convincente; das discordâncias médicas à batalha das famílias para que seus filhos pudessem frequentar a escola. Reconstituindo um período de mais de oitenta anos, Outra Sintonia mostra como o autismo foi encarado por médicos, pelas famílias e pela própria sociedade desde seu primeiro diagnóstico até os dias de hoje.
A briga por direitos civis, a evolução da medicina, as dificuldades e os muitos equívocos e controvérsias vistos a partir do olhar de pais e mães que lutaram por melhores condições de vida e pela inserção de seus filhos num mundo muitas vezes despreparado para lidar com as diferenças.
“Um livro muito comovente... Um retrato admirável de um movimento social que lidou com os mistérios da mente, o comportamento e a relação entre pais e filhos”– Walter Isaacson, jornalista e biógrafo
Sobre os autores – John Donvan e Caren Zucker têm uma experiente carreira no jornalismo americano, em especial na emissora ABC. Juntos, produzem reportagens sobre o autismo desde 2000. Publicaram em 2010, na revista Atlantic, o artigo "Autism's First Child", finalista do National Magazine Award e incluído na antologia The Best American Magazine Writing of 2011. São os criadores de Echoes of Autism, primeiro programa televisivo regular sobre o assunto nos Estados Unidos. Para a TV, Zucker ainda produziu a série Autism Now, exibida no PBS NewsHour.
E aí, ficou curioso para ler Outra Sintonia: A história do autismo? Em breve deve rolar alguma indicação do livro aqui no meu blog ou no meu canal do YouTube.