Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Espectro Autista: CID 11 e pessoas com menos dificuldades com a linguagem funcional

O CID11 entra em vigor em 2022. A definição de Espectro Autista está na imagem.


Imagem e tradução da página Asperger e Autismo no Brasil:

Transtornos do Espectro do Autismo (Transtornos do Neurodesenvolvimento):

O Transtorno do Espectro do Autismo é caracterizado por déficits persistentes na capacidade de iniciar e sustentar a interação social recíproca e a comunicação social, e por uma série de padrões de comportamento e interesses restritvos, repetitivos e inflexíveis.

O início da condição ocorre durante o período de desenvolvimento, tipicamente na primeira infância, mas os sintomas podem não se manifestar totalmente até mais tarde, quando as demandas sociais excedem as capacidades limitadas.

Onde os déficits são suficientemente graves para causar prejuízo nas áreas pessoais, familiares, sociais, educacionais, ocupacionais ou outras áreas importantes de funcionamento e são geralmente uma característica penetrante do funcionamento do indivíduo, observável em todos contextos, embora possam variar de acordo com os aspectos sociais, educacionais ou outros.



As características do autismo delineadas na CID-11 se encaixam nas mesmas duas categorias que as do DSM-5: 

➡ dificuldades em iniciar e sustentar a comunicação social e a interação social, e 

➡ interesses restritos e ou repetitivos
***
Muita gente tem dificuldade de entender os autistas com menos 'dificuldades', mas a nova classificação deixará bem claro que existem autistas com poucas ou nenhuma dificuldade com linguagem funcional = Aspergers e Aspergers com Altas Habilidades.



Ou seja, são os autistas camaleões, com mais dificuldade de conseguir diagnóstico formal, pois muitos profissionais não estão preparados para a identificação.

Entenda de uma vez por todas: existem inúmeras variações no espectro autista, mas o que nos define como autistas são as questões das interações sociais, interesses restritos/repetitivos e as questões sensoriais (hipersensibilidade/hiposensibilidade).

Bom também para esclarecer que: se a pessoa 'perde' dificuldades, ela não deixa de ser autista, tá? Ela só se transforma num autista 'com menos dificuldades'. O autismo está no cérebro, não nas aparências e opiniões das pessoas.

Lembrando, é claro, que esta não é a tradução oficial do CID-11. As mudanças são importantes, tanto na questão da classificação que ainda confunde profissionais de saúde desatualizados e espalham mitos como 'fulano não parece autista', quanto para que a população entenda que existe essa variação dentro do espectro autista (Neurodiversidade).

Dois Aspergers/autistas, independente do grau, podem ser completamente diferentes.
***
Estou lendo mais de dois livros ao mesmo tempo, por isso ainda não encerrei a leitura. Estou adorando! Para quem quiser descobrir a história do autismo, super recomendo: Outra Sintonia

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana