Pular para o conteúdo principal

Destaques

Travar

Nada como travar diante das aulas de matemática. Pensava que com o passar dos anos as coisas seriam diferentes, mas estava enganado. Ainda travava a cada aula, como se tivesse aprendendo um idioma desconhecido, uma linguagem difícil de decifrar. Sabia que não era impossível aprender a disciplina, mesmo que não fosse sua preferência, mas também sabia que não seria fácil como imaginava. Mesmo com as aulas gravadas ainda era difícil aprender Matemática. Para algumas pessoas, mais difícil do que para outras. Poderia parecer uma tarefa impossível, mas essa crença só piorava ainda mais as coisas. Então, ia dando uma nova chance, consciente de que as coisas não poderiam ser otimistas como esperava, mas que também não poderiam ser tão ruins. Eram dias que gravaria na memória. Dias em que se desafiava ainda que fosse fora da sua zona de conforto de estudos. Dias para travar e destravar. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escritpa Maldita , p ublicado...

Portal Singularidades: Participação em texto sobre Esgotamento de pessoas no espectro autista

Nesta quarta-feira, 24 de julho de 2019, saiu um texto sobre o esgotamento mental e físico de pessoas no espectro autista no Portal Singularidades. No texto, a jornalista traz falas minhas e da escritora Michelle Malab, autora do livro Menina Aspie, e explicações de profissionais sobre essa relação entre sobrecarga sensorial, interações sociais e esgotamento.


Leia o texto: Esgotamento: Como a mente autista reage à sensação de cansaço mental e físico

Muitas pessoas desconhecem como as interações sociais e alguns ambientes repletos de estímulos sensoriais podem provocar desconforto em pessoas no espectro autista. Por mais que alguns autistas tenham mais capacidade inibitória do que outros, isto não significa que nossas mentes e corpos não ficam cansados.

Para quem não está familiarizado com essas questões, o autista pode ser mal-incompreendido e lido como alguém preguiçoso e aversivo, quando em muitos casos, ele está preservando a energia e evitando que tenha uma crise.

Diferente da preguiça, em cenários de esgotamento, o autista pode ficar mais sincero do que o comum, pode ter dificuldade de fazer coisas que são comuns no dia-a-dia e precisa desse tempo para recuperar as energias. Esse tempo vai desde horas até dias.

Sobre a idealizadora – Gabriela Bandeira é jornalista e autora do livrorreportagem Singularidades: Um Olhar sobre o Autismo, que conta histórias reais de mães e crianças diagnosticadas no espectro autista. É editora do Portal Singularidades.

Leia o eBook de Singularidades: https://amzn.to/2JYOKky 

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro, jornalista por formação e Asperger. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.



Para ficar por dentro das minhas novidades:


Facebook: https://www.facebook.com/benoliveiraautor/

Twitter: https://twitter.com/Ben_Oliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/

YouTube: http://www.youtube.com/c/BlogdoBenOliveira

Mais lidas da semana