Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Autismo: Disfunção Executiva e reaproveitando coisas quebradas

Naturalmente desastrado. Hoje é Dia de Conscientização do Autismo, então, vou levar um pouco de informações.


Pessoas no espectro autista podem ter dificuldade com coordenação motora/localização espacial e ter disfunção executiva: trombar nas coisas, por exemplo. Não é exclusivo de autistas.

Sobre a disfunção executiva, pessoas com TDAH e outras condições também podem ter (Alzheimer, Parkinson, ansiedade, depressão, bipolar etc.).

No caso de nós, autistas, situações de estresse sensorial e emocional podem piorar a disfunção executiva. Há dias em que ficamos mais estabanados do que nosso normal. O que pode significar pequenos acidentes.

Desde criança, venho derrubando e quebrando potes. Na vida adulta, aprendi que não dá para odiar aquilo que você não pode mudar. Então, a gente improvisa. Às vezes, tento reaproveitar as coisas que quebro. O que dá para colar, eu colo. O que dá para ser reaproveitado, tento usar e o que precisa ir fora, aprendi a desapegar sem me culpar sempre (não tão fácil, muitas pessoas com Síndrome de Asperger/espectro autista podem ser perfeccionistas e ter dificuldade de lidar com as emoções). A vida fica mais leve.

PS: Só dei um exemplo, entre tantos outros que poderia dar sobre Disfunção Executiva (envolve planejamento, atenção, capacidades de organização, abstração, conceituação, execução, monitoramento, entre outras).

E você, conhece ou é alguém com disfunção executiva? Já conhecia o termo?



Gostou do texto? Compartilhe para que mais pessoas possam conhecer um pouco do universo do espectro autista.



Sobre o autor:


Ben Oliveira é escritor, blogueiro, jornalista por formação e Asperger. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana