Pular para o conteúdo principal

Destaques

Seis meses sem cigarro

Seis meses sem cigarro. Há um tempo parecia algo impossível de alcançar e aqui estava ele: estaria mentindo se dissesse que ainda não tinha fissura, mas havia conseguido controlar bem mais como nunca imaginara antes. Seis meses davam uma sensação boa. Seis meses sem fumar um cigarro, mesmo passando por inúmeras situações de estresse e de ansiedade. Seis meses aprendendo a regular as emoções de forma a não descontar no vício. Os meses iam passando. Datas que antes pareciam impossíveis se tornam reais. Já imaginara quando seria quando completasse um ano sem cigarro. Ia escrevendo para comemorar e lembrar que os pequenos dias também importavam. Escrevia para lembrar que o difícil não era impossível e qualquer um poderia conseguir se livrar do cigarro, por mais difícil que parecesse no início. Escrevia para agradecer a si mesmo por ter se libertado de algo que fazia tão mal e muita gente ainda acreditava que fazia bem. Escrevia para deixar claro que não queria voltar atrás e mesmo nos dias...

Twogether: Artistas asiáticos se aventuram e viajam à procura dos fãs

Para quem se interessa pela Ásia e está com saudades de viajar, o programa Twogether é uma boa opção do que assistir na Netflix. Produzido por Chang Hyuk-jae, Cho Hyo-jin e Go Min-seok, o programa no estilo de viagem documental mostra a saga de dois artistas asiáticos viajando para diferentes cidades à procura de seus fãs: o ator, modelo e músico taiwanês Jasper Liu e o ator e cantor sul-coreano Lee Seung-gi.

A primeira temporada de Twogether estreou em junho de 2020. Para quem gosta de produções com diversidade cultural e destinos turísticos, os dois artistas mostram tanto a sinergia entre eles, como com os outros envolvidos. 

Apesar das barreiras linguísticas e das diferentes origens, ao longo dos episódios dá para acompanhar o envolvimento gradual entre os dois artistas que entregam não só um programa divertido de assistir, mas também reforça como a arte e a cultura conectam pessoas de diferentes lugares do mundo.

Aproveitando a cada vez maior popularidade de dramas asiáticos pelo mundo, direta ou indiretamente, Twogether também serve como uma vitrine para o turismo na Ásia. Da mesma forma que muitos fãs são influenciados a visitarem as cidades nas quais são gravadas e/ou retratadas cenas de suas séries e filmes favoritos, muitos também adoram conhecer os locais visitados por seus ídolos. 

O programa mostra a força da indústria cultural de Taiwan e Coreia do Sul e de como essas estrelas são versáteis e sua importância para o marketing. Enquanto assistia a Twogether, apesar de já ter ouvido falar de destinos asiáticos mais populares, como Bali, Bangkok e Seoul, minha curiosidade foi maior e tive que pesquisar no Google sobre Yogyakarta (Indonésia), Chiang Mai (Tailândia), Pokhara (Nepal) e Kathmandu (Nepal).

Explorando a gamificação, Lee Seung-gi e Jasper Liu precisam resolver uma série de desafios para ter informações sobre onde encontrar seus fãs. Com um cronograma apertado, o programa é ideal para quem gosta de aventuras com adrenalina – fiquei cansado só de assistir tanto esforço físico e resistência que são exigidos dos dois.

Apesar da exaustão visível dos artistas, dá para perceber como o encontro com os fãs foi uma experiência transformadora para ambos, bem como a parceria formada entre os dois. 

Se Twogether tiver uma segunda temporada, seria legal se tivesse a participação de convidados especiais a cada episódio e também ver outros destinos com fãs, não só da Ásia – aliás, seria bem interessante, já que muitos artistas da Coreia do Sul e de Taiwan, como de outros países asiáticos, não fazem ideia do sucesso que fazem pelo mundo. 

Por enquanto, não há confirmação da 2ª temporada de Twogether, ainda mais com a dificuldade de gravar em destinos turísticos no período de pandemia, mas pelo sucesso que fez desde o seu lançamento, há uma chance de que o programa de viagens tenha continuidade. 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana