Pular para o conteúdo principal

Destaques

Meses sem fumar cigarro

Seis meses. Metade de um ano. O que antes parecia só algo impossível de acontecer, havia se tornado realidade: conseguira passar 6 meses sem fumar cigarro.  Estaria mentindo se tinha dias em que não se imaginava fumando ainda, mas estava feliz por conseguir resistir à tentação, sabendo que uma vez que tinha decidido não ia dar um passo para trás. Há seis meses, talvez estaria fumando enquanto escrevia o texto ou quem sabe ouvindo música e usando o Instagram, mas as coisas tinham mudado e ainda bem. Por mais difícil que seja no início. Passei por várias tentativas e falhas e não sinto vergonha, precisava criar resiliência antes de conseguir parar o cigarro de vez.  Difícil, sim. Impossível, não. Seria mentira dizer que é fácil, embora algumas pessoas tivessem mais facilidade do que outras para parar de fumar cigarro. Porém, nem todo mundo era igual e para algumas pessoas, a fissura continuaria aparecendo de tempos em tempos. Porém, a informação importante é que a fissura por ci...

Seoul Searching: Filme de comédia traz jovens coreanos de diferentes países conhecendo suas raízes

Seoul Searching é um filme sul-coreano de comédia e drama sobre filhos de coreanos que se mudaram para diferentes partes do mundo e retornam para um acampamento de verão com a intenção de aprenderem um pouco mais sobre suas origens e a história e a cultura da Coreia do Sul. Com direção e roteiro de Benson Lee, o filme de 2015 ganhou seis prêmios em festivais de cinema e no Brasil está disponível na Netflix.

A história do filme se passa em 1986 e no início do filme, uma mensagem alerta que o roteiro foi baseado em acontecimentos reais, o que torna ainda mais interessante do ponto de vista cultural, seja pela troca de experiências entre os personagens com diferentes vivências e contextos geográficos, embora compartilhem em comum a origem de seus pais biológicos – além das famílias que se refugiaram e/ou migraram para outros países, há também a questão da adoção de crianças coreanas por estrangeiros que, em muitos casos, tem mais afinidade com o país onde vivem com os pais adotivos do que interesse pelas raízes sul-coreanas.

Entre amizades, atritos e paixões, o grupo de jovens descobre que mesmo morando em diferentes países, há muitas coisas em comum, até por uma sensação de pertencimento – é claro, após passar pelas fases inicias de desconhecimento e estranhamento sobre uma cultura e até mesmo linguagem com a qual eles tinham pouco ou nenhum contato.

Logo no início do filme, o narrador explica que a ideia do acampamento de verão surgiu com a proposta de trazerem esses coreanos nascidos no exterior ou de famílias que emigraram para conhecerem um pouco sobre as origens de suas famílias. O que começa como um pretexto só para festar e bagunçar, e até mesmo cria um clima de desconforto entre os instrutores, aos poucos se torna algo mais familiar e acolhedor conforme eles compartilham não só os momentos de alegria e prazer, mas também suas histórias de vida e fragilidades.

Com um toque de nostalgia, Seoul Searching é um daqueles filmes para entrar em contato com uma realidade não tão comum no Brasil, já que enquanto por aqui temos mais contato com pessoas que vieram de diferentes partes do mundo e no próprio país há uma rica diversidade cultural, na Coreia do Sul até os dias atuais ainda rola um estranhamento com estrangeiros e essa discussão sobre as raízes sul-coreanas, bem como outras que são mostradas de forma cômica, como o passado e as feridas que até hoje alguns coreanos guardam em relação aos japoneses.

Para quem gosta de viajar e já se hospedou em hostels com turistas de origens diversas, Seoul Searching só aumenta a vontade desse intercâmbio e também a importância para que os descendentes entendam melhor seus familiares, já que o contexto social, cultural e histórico fazem toda diferença nos comportamentos que nem sempre são compreendidos.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Me acompanhe nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/BenOlivDreamer

Facebook: https://www.facebook.com/BenOliveiraDreamer

Instagram: https://instagram.com/benoliveiradreamer

Mais lidas da semana