Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Our Beloved Summer: Série coreana sobre relacionamentos, afetos e amadurecimento

Disponível na Netflix, Our Beloved Summer é um desses dramas coreanos que tocam nos pontos altos e baixos de um relacionamento, bem como sobre a questão da intimidade. Por trás de muitos k-dramas e da percepção de que se tratam só de clichês românticos, há uma profunda construção psicológica dos personagens que ajuda a entender um pouco mais sobre a importância da inteligência emocional nos relacionamentos.

Dirigida por Kim Yoon-Jin e roteiro de Lee Na-Eun, ao mesmo tempo em que explora a ideia de um documentário sobre dois adolescentes sobre o aluno com a pior nota da escola junto com a aluna com a melhor nota, e como eles vão se envolvendo com o passar do tempo, o sucesso do programa faz com que aumente a curiosidade sobre o que teria acontecido com eles após o fim do documentário e como estariam suas vidas atualmente.

Enquanto Choi Woong (Woo-sik Choi) tem um estilo mais despreocupado e não dá tanta importância para as notas, gostando de passar o seu tempo relaxando e desenhando, Gook Yeon Soo (Kim Da-Mi) é mais fechada e usa o seu tempo na escola para dar o melhor de si, sem se preocupar com as interações sociais.

É somente quando eles ficam adultos e vão relembrando seus passados, que muitos elementos de suas personalidades começam a fazer sentido. Além disso, no período de ansiedade do final do ensino médio, muitas preocupações e prioridades se transformam conforme eles vão amadurecendo, revelando que por trás de suas crenças e estilos de apego estão por trás muitas questões relacionadas à infância e ao contexto social em que viviam.

Esse movimento de olhar para o passado e pensar no futuro dá um toque reflexivo aos personagens principais que, muitas vezes, nem se dão conta dos seus próprios comportamentos e a relação com o subconsciente: como o de afastar alguém mesmo gostando da pessoa ou de negação da saudade que sentem um do outro – mecanismos de desativação que quando os passados dos personagens são revelados, ficam evidentes porque agem desse jeito e como ao longo da série, eles vão tentando mudar sua forma de comunicação e deixando alguns comportamentos que eram padrões, para não caírem nos mesmos erros do passado.

Para quem gosta de séries sobre as sutilezas dos relacionamentos e de que formas somos influenciados pelas interações do passado e do presente, Our Beloved Summer aborda um pouco de cada área da vida, desde a escolha profissional, amizades, família, feridas emocionais, solidão e, é claro, o amor.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Me acompanhe nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/BenOlivDreamer

Facebook: https://www.facebook.com/BenOliveiraDreamer

Instagram: https://instagram.com/benoliveiradreamer


Comentários

Mais lidas da semana