Pular para o conteúdo principal

Destaques

A difícil arte de encerrar ciclos

A difícil arte de encerrar ciclos. Ciclos que já não funcionavam. Às vezes, não importa o quanto você tente, as coisas simplesmente não vão funcionar. Então, você decide que não quer para o seu próximo ano, as mesmas coisas que aguentou no ano passado e atual, você deseja mudanças. Só que falar em mudanças é fácil. Difícil é colocar em prática. Ver você se dando conta de que é capaz de coisas que antes sequer imaginaria. Deixar alguém para trás. Deixar alguém que não faz parte mais do seu presente. Deixar alguém que não faz parte dos pensamentos no futuro. Deixar alguém. Ia encerrando ciclo após ciclo, na esperança de ter um ano mais leve, sem repetições dos mesmos erros. Ia só então se dando conta de que o amanhã poderia ser mais leve quando se realmente deixava pra trás o que estava pesando e parasse de ignorar. Não, algumas coisas deveriam ser encaradas de frente.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Am...

Our Beloved Summer: Série coreana sobre relacionamentos, afetos e amadurecimento

Disponível na Netflix, Our Beloved Summer é um desses dramas coreanos que tocam nos pontos altos e baixos de um relacionamento, bem como sobre a questão da intimidade. Por trás de muitos k-dramas e da percepção de que se tratam só de clichês românticos, há uma profunda construção psicológica dos personagens que ajuda a entender um pouco mais sobre a importância da inteligência emocional nos relacionamentos.

Dirigida por Kim Yoon-Jin e roteiro de Lee Na-Eun, ao mesmo tempo em que explora a ideia de um documentário sobre dois adolescentes sobre o aluno com a pior nota da escola junto com a aluna com a melhor nota, e como eles vão se envolvendo com o passar do tempo, o sucesso do programa faz com que aumente a curiosidade sobre o que teria acontecido com eles após o fim do documentário e como estariam suas vidas atualmente.

Enquanto Choi Woong (Woo-sik Choi) tem um estilo mais despreocupado e não dá tanta importância para as notas, gostando de passar o seu tempo relaxando e desenhando, Gook Yeon Soo (Kim Da-Mi) é mais fechada e usa o seu tempo na escola para dar o melhor de si, sem se preocupar com as interações sociais.

É somente quando eles ficam adultos e vão relembrando seus passados, que muitos elementos de suas personalidades começam a fazer sentido. Além disso, no período de ansiedade do final do ensino médio, muitas preocupações e prioridades se transformam conforme eles vão amadurecendo, revelando que por trás de suas crenças e estilos de apego estão por trás muitas questões relacionadas à infância e ao contexto social em que viviam.

Esse movimento de olhar para o passado e pensar no futuro dá um toque reflexivo aos personagens principais que, muitas vezes, nem se dão conta dos seus próprios comportamentos e a relação com o subconsciente: como o de afastar alguém mesmo gostando da pessoa ou de negação da saudade que sentem um do outro – mecanismos de desativação que quando os passados dos personagens são revelados, ficam evidentes porque agem desse jeito e como ao longo da série, eles vão tentando mudar sua forma de comunicação e deixando alguns comportamentos que eram padrões, para não caírem nos mesmos erros do passado.

Para quem gosta de séries sobre as sutilezas dos relacionamentos e de que formas somos influenciados pelas interações do passado e do presente, Our Beloved Summer aborda um pouco de cada área da vida, desde a escolha profissional, amizades, família, feridas emocionais, solidão e, é claro, o amor.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Me acompanhe nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/BenOlivDreamer

Facebook: https://www.facebook.com/BenOliveiraDreamer

Instagram: https://instagram.com/benoliveiradreamer


Mais lidas da semana