Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Ciência no Brasil: Pesquisa quer mapear perfil dos pesquisadores do país

Que a Ciência do Brasil tem sofrido com falta de recursos há anos não é novidade. Muitos pesquisadores acabam se mudando para outros países ou até mesmo abandonando a área por falta de recursos financeiros, trabalhando em outras profissões ou não encontrando oportunidades para atuar.

Um projeto de pesquisa realizado pela Academia Brasileira de Ciências e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está mapeando o perfil de cientistas brasileiros. Lançado no dia 29 de julho de 2022, o projeto conta com parceria do Parent In Science e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, além de apoio do CNPq. 

Para responder a pesquisa é preciso ter defendido o doutorado a partir de 2006. “Estamos mapeando o perfil destes cientistas para subsidiar a formulação de políticas para a valorização da carreira, oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional”, afirma o Perfil do Cientista Brasileiro no Twitter.

Além do financiamento, o site da pesquisa lembra que as parcerias internacionais, suporte da instituição, aspectos sociais e de diversidade, bem como o acesso às oportunidades são importantes para jovens doutores conseguirem se desenvolver.

Conhece alguém que se encaixa no perfil? Confira o link da pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/DLY2M9X

Comentários

Mais lidas da semana