Pular para o conteúdo principal

Destaques

Daily Dose of Sunshine: Transtornos mentais são tema de drama coreano da Netflix

Daily Dose of Sunshine (Uma Dose Diária de Sol) é um drama coreano lançado pela Netflix , em novembro de 2023, que aborda a história de uma enfermeira da área clínica que decide se mudar para a ala psiquiátrica de um hospital universitário, mostrando como ela vai se adaptando e aprendendo cada vez mais ao longo dos dias de convivência com outros profissionais de saúde, pacientes e familiares. Em uma época em que os dramas coreanos têm conquistado cada vez mais plataformas de streaming e telespectadores em diferentes partes do mundo, embora seja uma obra de ficção, há potencial de que a série ajude mais pessoas a entenderem a realidade não só dos profissionais que trabalham na área, mas dos pacientes e a importância de um espaço para acolhimento diante de sintomas que possam colocar suas vidas em risco. Dirigido por Lee Jae-kyoo (do sucesso coreano de zumbis All Of Us Are Dead), Daily Dose of Sunshine foi baseada numa webtoon escrita por Lee Ra-ha, autora que já trabalhou como enfe

Ciência no Brasil: Pesquisa quer mapear perfil dos pesquisadores do país

Que a Ciência do Brasil tem sofrido com falta de recursos há anos não é novidade. Muitos pesquisadores acabam se mudando para outros países ou até mesmo abandonando a área por falta de recursos financeiros, trabalhando em outras profissões ou não encontrando oportunidades para atuar.

Um projeto de pesquisa realizado pela Academia Brasileira de Ciências e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está mapeando o perfil de cientistas brasileiros. Lançado no dia 29 de julho de 2022, o projeto conta com parceria do Parent In Science e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, além de apoio do CNPq. 

Para responder a pesquisa é preciso ter defendido o doutorado a partir de 2006. “Estamos mapeando o perfil destes cientistas para subsidiar a formulação de políticas para a valorização da carreira, oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional”, afirma o Perfil do Cientista Brasileiro no Twitter.

Além do financiamento, o site da pesquisa lembra que as parcerias internacionais, suporte da instituição, aspectos sociais e de diversidade, bem como o acesso às oportunidades são importantes para jovens doutores conseguirem se desenvolver.

Conhece alguém que se encaixa no perfil? Confira o link da pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/DLY2M9X

Comentários

Mais lidas da semana