Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lugar Seguro

Um lugar seguro, às vezes, era tudo o que precisava para se proteger do excesso de ansiedade. Aprendera que a imaginação poderia ser poderosa e ajudar a criar uma distância segura e temporária. Já imaginava que sentiria ansiedade, mas não fazia ideia da intensidade. Nesses momentos era fácil lembrar quando o cigarro servia como uma válvula de escape, mas desta vez precisava aprender a lidar com isso livre de nicotina. Caminhar, ouvir música relaxante, música e ler livros eram coisas que também ajudavam, bem como assistir séries ou filmes para se distrair. Existia um limite de quanto era possível diminuir a ansiedade, mas cada pequena coisa fazia toda diferença. Ansiedade era algo que não desejava para ninguém.  Então, temporariamente se imaginar em um lugar seguro poderia fazer toda diferença. Era algo que muita gente já fazia de forma intuitiva, mas que ao reaprender ganha um novo significado. Após dias sem escrever, estava sentindo falta de brincar com as palavras. A verdade é qu...

Antraz: Documentário da Netflix revela investigações feitas pelo FBI durante anos

Um pouco após os atentados terroristas contra as torres gêmeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no 11 de setembro de 2001, uma ameaça de antraz colocou as autoridades, como o FBI em alerta, e espalhou pânico nos norte-americanos devido à facilidade de se espalhar sem as pessoas saberem. 

Dirigido e roteirizado por Dan Krauss e produzido pela Netflix e pela BBC, 21 anos após o ataque e o primeiro caso de circulação do antraz, o documentário Antraz: EUA Sob Ataque (The Anthrax Attacks) leva o telespectador para as investigações do FBI que duraram anos.

O que a princípio foi alvo de muita pressão para a solução do caso, principalmente pelo medo dos norte-americanos do esporo da bactéria continuar se espalhando pelas cartas e fazendo mais pessoas adoecerem e/ou morrerem, logo foi caindo no esquecimento conforme as investigações desenrolavam fora dos holofotes. 

Com a proximidade do caso do ataque às torres gêmeas, à primeira vista, o pânico generalizado fez com quem os norte-americanos pensassem que estavam sofrendo ataque biológico internacional, pois as cartas vinham com mensagens dizendo ‘Morte aos Estados Unidos… Morte a Israel’. 

Os caminhos da investigação levam para lugares incertos e por causa de tanta pressão, alguns deslizes foram cometidos. O FBI descobriu que o frasco do antraz veio do país, mas ainda não sabia responder quem havia espalhado, até os olhares se voltarem para um cientista que trabalhava diretamente com a amostra. 

Ao final do documentário, algumas das vítimas compartilham suas opiniões sobre o suspeito e também revelam a importância de se lembrar daqueles que morreram. Muitas dúvidas permanecem sobre quais teriam sido as reais intenções do suspeito cientista, se ele atrapalhou o início das investigações, levando o FBI para outra direção, e se a pressão foi responsável por sua morte. 

Antes que o cientista pudesse ser julgado pelo caso, o suspeito principal morreu de overdose. Considerado um dos casos investigados mais complexos, em fevereiro de 2010 o FBI decidiu encerrar as investigações. É impossível não pensar na frustração das famílias dos que foram vítimas e esperavam por respostas concretas. Sem dúvidas, muitos se aliviaram dos casos não terem se repetidos pelo país. 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana