Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Unlocked: Filme coreano de thriller sobre psicopata controlando celular da vítima

Privacidade e crimes virtuais já dão uma baita dor de cabeça quando se tratam de criminosos comuns. Quando um psicopata está envolvido nisso, então, a tensão é levada para outro nível. O filme coreano Unlocked (Na Palma da Mão) é um thriller lançado em 2023 na Netflix, que foi dirigido por Tae-joon Kim e baseado no livro do escritor japonês Akira Shiga.

Enquanto no mundo digital há quem goste de compartilhar quase todas suas experiências, também há quem seja mais cauteloso. Porém, em um período no qual os celulares se tornaram indispensáveis para inúmeras funções, atividades e serviços, perder o aparelho para alguém capaz de cloná-lo e destruir sua vida com alguns toques pode se tornar uma experiência aterrorizadora.

Após uma noite de diversão com as amigas, Jun Yeong (Si-wan Yim, Be Melodramatic) acorda e descobre que perdeu o celular. Uma ligação feita por alguém alerta que o celular foi enviado para conserto e é após este incidente que a vida da jovem começa a virar de pernas para o ar.

O filme se foca mais na história da vítima do que na história do serial killer, deixando várias questões em aberto sobre a mente criminal do psicopata e identidade. A diferença de foco acaba deixando a trama mais direcionada para o emocional e os riscos aos quais todos estamos expostos se nossas informações pessoais estivessem nas mãos de alguém mal-intencionado e/ou com comportamentos criminais e sádicos.

Do simples acesso aos arquivos e aplicativos disponíveis no celular, o que por si só já seria suficiente para extrair informações sobre uma pessoa e provocar uma série de problemas, ao completo controle do aparelho à distância, Unlocked é o tipo de filme que acaba servindo como um alerta sobre nossas vulnerabilidades, as paranoias quando ações são realizadas e temos que comprovar a inocência e a dificuldade que muitas delegacias ainda têm para enfrentar crimes cibernéticos.

Um psicopata capaz de seguir cada segundo de sua presa, já que muitos vivem grudados no celular, e uma dupla de investigação correndo contra o tempo para encontrar pistas… Esperava um pouco mais de cenas de ação do filme, mas talvez seja exatamente pelo modo que o assassino agia de forma cautelosa que tudo sempre desenrolava ao favor dele. Uma coisa é certa, ao longo do filme não dá para deixar de se questionar: o que você faria se alguém estivesse dentro do seu celular?

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana