Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

VIII Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ será exibido na plataforma digital do Sesc

Para quem gosta de filmes com temática LGBTQIA+, o Sesc vai disponibilizar gratuitamente em sua plataforma digital títulos de vários países entre os dias 22 e 28 de junho de 2023. As obras fazem parte da programação da VIII Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+.

Exibidos presencialmente em Brasília entre os dias 8 e 15 de junho de 2023, quem não teve a oportunidade de acompanhar, agora vai poder assistir pela internet. O evento conta com a participação de embaixadas de 18 países e coordenado pelas embaixadas da Bélgica, Dinamarca, Reino Unido e Suécia.

“A história de personagens queer no cinema, os conflitos e descobertas em relação à orientação sexual, as relações entre família e pessoas transgênero e a resistência e a representação gay no debate sobre o HIV estão entre os temas dos filmes na programação deste ano, que apresenta 10 títulos de 9 países diferentes”.

Para ficar por dentro da programação da exibição digital e conferir mais informações, acesse o site: http://sescsp.org.br/cinemalgbtqia


Confira quais filmes já foram exibidos no Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+:


– Shams (Drama, 2020, Bélgica);

– Jules & Eu (Documentário, 2021, Bélgica);

– Luz de Presença (Biográfico, 2021, Portugal);

– O Teu Nome É (Documentário, 2021, Portugal);

– Agora Você É Uma Mulher (Documentário, 2019, Espanha);

– Sirley (Drama, 2020, Itália);

– Garoto Conhece Garoto (Drama, 2021, Alemanha);

– Primeiro Dia (Drama, 2017, Austrália);

– Telefone Fixo (Drama, 2018, Reino Unido);

– Balada (Drama, 2018, Reino Unido);

– Greta Gratos (Documentário, 2019, Suíça);

– Não Há Homens Gays no Zimbábue (Documentário, 2021, África do Sul);

– Covid-19 e Os Trabalhadores Sexuais Transgêneros da Cidade do Cabo (Documentário, 2020, África do Sul);

– As Lésbicas Libertam a Todos (Documentário, 2020, África do Sul);

– Simon e Eu (Documentário, 2001, África do Sul);

– Consequências (Drama, 2018, Eslovênia);

– Tom da Finlândia (Biográfico, 2017, Finlândia);

– Uma Carta Insone (Documentário, 2022, Brasil). 

Mais lidas da semana