Pular para o conteúdo principal

Destaques

Um Natal diferente

Um Natal diferente. Um Natal sem carregar velhos fantasmas do passado, para se permitir viver o aqui e agora e encerrar um ciclo que já precisava ter encerrado faz tempo. Talvez por fora tudo fosse igual. Talvez tudo parecesse diferente. Mas a verdade era que alguns vínculos se tornavam pesados demais e não valiam a pena manter. Não, nenhuma relação unilateral valia o tempo. Escrevia para se lembrar o quanto algo assim parecia impossível há uns anos. Escrevia para dizer que pouco a pouco havia aprendido a se libertar. Se importava menos com o que os outros pensavam e focava nos próprios limites. Seria um Natal diferente, como deveria ser há anos. Algumas relações se desgastam com o tempo e não têm salvação, não importa o quanto você tente encaixar. De tanto ir deixando ir aos poucos ao longo dos anos, finalmente havia chegado a hora de se soltar de uma vez por todas. Escrevia para dizer o quanto era libertador e que não havia espaço para arrependimento, aliás, recomendava o mesmo ao ou...

Suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil leva usuários para a Threads

Enquanto o X (antigo Twitter) permanece suspenso no Brasil, outras redes sociais serviram de refúgio para os usuários brasileiros, como a Threads e a Bluesky. Pela Threads ser da empresa Meta, também dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, há uma facilidade maior de criar conta na plataforma digital.

Com um ritmo um tanto mais lento do que o X/Twitter tinha, os novos usuários ainda estão se adaptando à Threads e há quem comente que a Bluesky tenha mais semelhanças com o antigo Twitter e mais engajamento. Uma postagem do influenciador Felipe Neto mostrou que embora ele tenha mais seguidores no Threads, o nível de interação era bem maior na Bluesky.

A chegada de novos usuários na Threads foi recebida por alguns com animação e boas-vindas, e com outros com receio de que a rede social fosse ter conteúdos parecidos que o X/Twitter tinha. Uma coisa é certa: a nível de informação em tempo real, a Threads ainda está bem atrasada, bem como de mostrar aos usuários quais são os assuntos mais comentados do momento, uma das formas utilizadas por quem usava o X/Twitter para se informar sobre notícias, famosos, cultura, eventos e o que mais estivesse em alta.

Apesar de muitas pessoas estarem migrando para a Bluesky por uma suposta semelhança com o Twitter e alegando de que a rede social é dirigida por Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter, o portal TechTudo confirmou hoje, 4 de setembro de 2024, que atualmente a CEO é Jay Graber e que Dorsey teria saído em maio de 2024. Enquanto a Threads não se manifestou se vai adicionar uma lista de assuntos do momento no Brasil, a CEO do Bluesky teria afirmado que vai adicionar a opção de postar vídeos e lista de assuntos virais.

Após a suspensão do X (antigo Twitter), muitos usuários ficaram divididos. Antes do Elon Musk finalmente suspender a rede social, alguns usuários estavam correndo risco de levar multa de R$ 50 mil por uso diário de VPN para continuarem acessando o X e poderem continuar publicando e vendo o que estava sendo postado.

Com a decisão de finalmente suspender o X no Brasil, fica a dúvida de quando a rede social voltará a funcionar. Até lá, a Threads e a Bluesky devem aproveitar o momento para reterem os usuários, porém, em termos de velocidade de informações e engajamento, especialmente por perfis que existem há anos, para alguns, o X deixou saudades, enquanto outros demonstraram uma certa euforia com a suspensão. 

Até que as multas de milhões sejam pagas e as decisões da justiça sejam cumpridas, há quem vá usar temporariamente a Threads e a Bluesky, há quem deve investir em continuar usando elas, mesmo se o X retornar.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana