Pular para o conteúdo principal

Destaques

Adolescence: Minissérie da Netflix sobre caso de crime na adolescência

Adolescence é uma minisssérie de quatro episódios que estreou na Netflix e ficou entre as mais assistidas. A série conta o caso de um adolescente de 13 anos responsável pelo assassinato de outra adolescente que estudava no mesmo colégio do que ele. Mesmo com tão poucos episódios, a minissérie consegue causar impacto. A maioria das pessoas está acostumado a assistir séries, filmes e documentários de crimes, mas nem sempre quando se trata de um caso tão peculiar envolvendo adolescentes. Logo no primeiro episódio dá para acompanhar o sofrimento da família na delegacia. Já o segundo episódio se foca no colégio. O terceiro em uma das avaliações de psicóloga. E o último na família lidando com os impactos da prisão do filho. Para a minissérie ficar completa, só mesmo se tivesse incluído um episódio do julgamento, o que deu a entender que o desfecho era realmente aquele e o personagem adolescente foi o responsável pelo crime. As cenas com a psicóloga foram as que mais chamaram a minha atençã...

5 Livros na minha lista de desejados

Procurar algo novo para ler nem sempre é uma tarefa fácil. Salvar uma lista de livros desejados, seja na ferramenta da própria Amazon ou por meio de anotações pode quebrar bastante o galho, especialmente se vai comprar online ou se deixa comprar diretamente na livraria.



Confira 5 Livros na minha lista de desejados:

1) Todo Mel Dessa Vida – Pri Leite: Um livro escrito por uma professora de Yoga, mas não se trata diretamente sobre o assunto. Criadora um dos maiores canais no Youtube dedicado à prática de yoga, Pri Leite tem alunos e leitores ao longo do mundo, muita gente acompanha seu trabalho com dedicação. Brasileira, a professora vive nos Estados Unidos e dá aulas presenciais e online para alunos do mundo todo.

Trecho da sinopse: “Neste livro, um dos projetos mais íntimos de sua vida, a autora compartilha, de maneira muito honesta e bem-humorada, histórias pessoais que mostrarão, tal como em uma prática de yoga, a importância de se conhecer, do equilíbrio, da leveza e de estar e se fazer verdadeiramente presente.

Criado com a intenção de ser uma companhia tranquila para uma jornada de autocuidado e autoconhecimento do leitor, Todo mel dessa vida aborda temas sensíveis, como a maternidade real, os amores possíveis, os altos e baixos do processo de amadurecimento e a proximidade da finitude, para constatar que a vida, para a qual não existe a receita perfeita, pode ser deliciosamente doce”.

2) Vou Te Receitar Um Gato – Syou Ishida: Desde que vi o título pela primeira vez, logo me interessei. A ideia de que gatos pudessem ser usados como parte de tratamento, não necessariamente uma ideia única, mas que com certeza por meio da literatura se tornou instigante e despertou bastante a minha vontade de ler. O livro japonês fez sucesso e tem se espalhado pelo mundo.

Trecho da sinopse: “No final de um beco escuro, há um prédio antigo onde funcionam vários estabelecimentos. Um deles é a Clínica Kokoro, um lugar que apenas as almas que mais precisam de ajuda conseguem encontrar. A misteriosa clínica oferece um tratamento exclusivo ― e um tanto estranho ― para aqueles que chegam até lá: gatos.

Os pacientes muitas vezes ficam intrigados com essa prescrição nada convencional, mas quando “tomam” o animal pelo período recomendado, testemunham profundas transformações em suas vidas ― efeito colateral causado pelos gatinhos brincalhões, cativantes e de vez em quando bagunceiros”.

3) Sociedade Paliativa: A Dor Hoje – Byung-Chul Han: O livro do autor coreano e professor de Filosofia tem chamado a atenção pelo mundo. Qual seria o papel da dor na atualidade e o que fazemos para evitá-la. Um livro para quem gosta de refletir sobre problemas sociais.

Trecho da sinopse: ”A sociedade paliativa é uma sociedade do curtir. Ela degenera em uma mania de curtição. O like é o signo, o analgésico do presente. Ele domina não apenas as mídias sociais, mas todas as esferas da cultura. Nada deve provocar dor. Não apenas a arte, mas também a própria vida tem de ser instagramável; ou seja, livre de ângulos e cantos, de conflitos e contradições que poderiam provocar dor. Esquece-se que a dor purifica. Falta, à cultura da curtição, a possibilidade da catarse”.

4) Limite de caracteres: Como Elon Musk destruiu o Twitter – Kate Conger e Ryan Mac: Um livro com um título bastante polêmico levando em conta tantas coisas que aconteceram no Twitter (atual X) após a compra do Elon Musk, especialmente depois de um cenário em que a rede social ficou suspensa por mais de um mês no Brasil por conta de problemas de seguir a legislação do Brasil e inflar discursos da extrema-direita sobre a falsa pretensão de chamar de liberdade de expressão. 

Trecho da sinopse: “Neste livro-reportagem de tirar o fôlego, os jornalistas Kate Conger e Ryan Mac recompõem cada passo do polêmico processo de aquisição do Twitter. A investigação rigorosa traz não só os detalhes de uma negociação inaudita no mundo das mídias, como apresenta um retrato aterrador de Musk, homem controverso, inconstante e sem limites quando se trata de satisfazer seus desejos. 

Com valiosas fontes internas e externas, documentos inéditos e horas e horas de entrevistas, os autores nos levam a acompanhar de perto o caos que se instalou quando o bilionário assumiu a empresa com sanha revolucionária, na companhia de seu time de advogados, investidores e banqueiros impiedosos e bajuladores”.

5) A incrível lavanderia dos corações – Yun Jungeun: Um livro coreano que fez bastante sucesso no país e agora tem se espalhado pelo mundo. Assim como os dramas coreanos e o K-pop romperam barreiras, a literatura coreana tem ganhado um espaço no coração de leitores brasileiros.

Trecho da sinopse: “Nesse lugar mágico onde as pessoas vão em busca de um momento de conforto, diversas realidades se encontram, e arrependimentos antigos, desilusões amorosas, infâncias sofridas e sonhos deixados de lado trazem à tona uma série de perguntas: é possível eliminar de vez uma angústia? Acabar com nossas feridas seria a coisa certa a se fazer? E, afinal, quem somos nós sem as partes mais complicadas do nosso passado?

A incrível Lavanderia dos Corações aborda como a tristeza e a alegria estão conectadas e como as mágoas que carregamos transformam cada um de nós. Uma obra de fantasia comovente e reconfortante, que não apenas nos faz repensar nossas escolhas, mas também apresenta uma lição de empatia que nos dá coragem para abrir nosso coração”.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana