Pular para o conteúdo principal

Destaques

Desarmando alarmes

Relaxar é muito mais fácil na teoria do que na prática. Desarmar o sistema de alarmes da ansiedade que, vez ou outra, pode apitar ainda que nada esteja acontecendo. É somente ao aceitar se soltar do peso de estar alerta o tempo inteiro que conseguia aproveitar o momento presente. Não poderia fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Era abrindo mão do controle que se permitia encarar as coisas como elas eram. O excesso de controle não faria o problema desaparecer. Pelo contrário, muitas vezes precisava de uma distância saudável para se autorregular.  O medo e a ansiedade significavam que era algo que precisava prestar atenção, mas também eram lembretes de não levar tão a sério. No final das contas, estar bem era muito mais do que não estar em crise. O excesso de ansiedade poderia dar uma falsa ilusão de que tudo estava sob controle, mas era ao abrir a mão e confiar que conseguia voltar a viver: era mais do que um diagnóstico. Ao mover a atenção, pouco a pouco ia se permitindo viver o aq...

Toxic Town: Minissérie de drama baseado em caso real de lixo tóxico e saúde

Toxic Town é uma minissérie de quatro episódios disponível na Netflix. O drama inspirado em fatos reais conta a história de um grupo de mães cujos filhos nasceram com problemas de saúde que tentam processar e provar que por falta de cuidados adequados, elementos tóxicos afetaram a saúde dos fetos na gravidez.

É uma série bem direta. No primeiro episódio é possível acompanhar um pouco da vida das mulheres antes da gravidez e, então, acompanhar o desfecho triste, desde um bebê que não sobreviveu até uma mãe que autoriza uma série de cirurgias na mão do filho que nasceu com deformação.

A série é bem curta. Ótima para quem está procurando algo para maratonar. Há questões que poderiam ser mais exploradas se a série fosse mais longa, mas idealmente a série não enche linguiça, se foca em narrar os dias antes e após a procura do advogado, concluindo no julgamento do caso.

Lançada no dia 27 de fevereiro de 2025, a minissérie da Netflix mostra a dificuldade de como explicar que os casos de crianças doentes estão relacionados com a intoxicação, bem como a angústia que elas passam até conseguirem ter seus direitos respeitados.

O caso realmente aconteceu e conseguiu provar uma relação entre o lixo tóxico e bebês com malformação. A minissérie daria um ótimo documentário. Apesar de se tratar de um drama, nos faz refletir sobre problemas que poderiam ser evitados se não fizessem vista grossa para fiscalizações.

Um dos profissionais responsáveis por fiscalizar a obra é demitido, além do seu depoimento ter sido importante para falar sobre os riscos para a saúde pública. Toxic Town é uma minissérie que passa tão rápido e você não vê o tempo passar e que nos deixa em alerta sobre quantos casos assim podem acontecer pelo mundo e ninguém ser responsabilizado. 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana