Pular para o conteúdo principal

Destaques

Desarmando alarmes

Relaxar é muito mais fácil na teoria do que na prática. Desarmar o sistema de alarmes da ansiedade que, vez ou outra, pode apitar ainda que nada esteja acontecendo. É somente ao aceitar se soltar do peso de estar alerta o tempo inteiro que conseguia aproveitar o momento presente. Não poderia fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Era abrindo mão do controle que se permitia encarar as coisas como elas eram. O excesso de controle não faria o problema desaparecer. Pelo contrário, muitas vezes precisava de uma distância saudável para se autorregular.  O medo e a ansiedade significavam que era algo que precisava prestar atenção, mas também eram lembretes de não levar tão a sério. No final das contas, estar bem era muito mais do que não estar em crise. O excesso de ansiedade poderia dar uma falsa ilusão de que tudo estava sob controle, mas era ao abrir a mão e confiar que conseguia voltar a viver: era mais do que um diagnóstico. Ao mover a atenção, pouco a pouco ia se permitindo viver o aq...

Cheat: Reality show da Netflix sobre traição, perdão e reconciliação

Você teria coragem de participar de um reality show onde o tema principal fosse traição e com a ajuda de especialista em relacionamentos, você tivesse uma nova chance com um parceiro que te traiu ou foi traído? Assim é a premissa de Cheat, um reality da Netflix.

Traições podem ser dolorosas, mas achei a premissa do reality show bem interessante. Apesar de não ter gostado muito do primeiro episódio e achar que os episódios deveriam ser mais longos, o reality nos faz refletir quando pessoas que cometeram traição estão supostamente dispostas a mudar para resgatar um relacionamento que foi importante na vida.

Ver um assunto tão íntimo ser discutido em um reality show, me fez perceber que eu provavelmente jamais teria coragem de participar de um programa assim, onde suas feridas são expostas publicamente e há toda essa expectativa de que o perdão vá acontecer e as traições serão superadas.

É bacana conhecer um pouco sobre a história de como os casais se conheceram e, no mínimo curioso, acompanhar quando eles expõe aos seus antigos parceiros que cometeram traição. Além de toda tensão das câmeras, da ideia de ser filmado, mesmo com a ajuda de um especialista, se eu pudesse definir em uma palavra o reality show seria pressão. 

É muita pressão tomar uma decisão tão importante em um curto período de tempo, especialmente quando se trata da participante que descobre no exato momento que foi traída: diferente de outros participantes que tiveram mais tempo para processar as emoções e entender melhor o contexto das traições, segundo o próprio especialista em relacionamentos, por ser mais recente, ela deve “se sentir a mais traída da casa”.

Diferente dos reality de namoros e encontros que têm um clima mais leve, onde as pessoas reveleam o seu melhor lado para conquistar o parceiro, Cheat tem um clima mais pesado e de luto: as pessoas estão em contato com suas emoções, choram, sentem raiva, se sentem traídas, se questionam se ainda há como salvar o relacionamento e esperam uma garantia de que a traição não vai voltar a se repetir.

Então, além de serem julgados pelos ex-parceiros, os participantes são julgados em um grau ou outro pelos telespectadores. Cheat é um reality show com uma premissa ousada: afinal, traições privadas já são complexas, mas quando expostas ao público podem se tornar ainda mais desafiadoras e a ideia de possível reconciliação aumentam o interesse do público em assistir e saber o desfecho das histórias.

Um reality sobre tentar enxergar a pessoa com outros olhos após ela ter vacilado. Cheat mostra os dois lados das histórias e se foca na possibilidade de perdão e seguir em frente. Um reality sobre segundas chances, onde só quem já foi traído sabe o preço que pagou e o outro tenta se mostrar disposto a mudar. Mas será que vão conseguir superar juntos? Só assistindo para saber. 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana