Pular para o conteúdo principal

Destaques

Escrita além dos benefícios

Escrevia para não ter que ficar engolindo sempre as emoções. Escrevia para processar os pensamentos e as emoções. Escrevia para entrar em contato com sua voz interior. Escrevia. Muitas vezes, era somente quando estava escrevendo que se dava conta melhor das coisas que estavam acontecendo. Escrevia, pois era humano, e sabia que deveria encarar suas fragilidades. Escrevia para encontrar momentos de paz ao longo da semana. Escrever tinha muitos benefícios, mas ainda que não tivessem, continuaria a escrever, era mais forte do que ele. Escrevia pelo prazer de escrever e também para que outros pudessem ler e se identificarem de alguma forma ou outra. O que faria sem a escrita? Não fazia ideia. Era tão parte dele quanto qualquer traço de personalidade que não conseguia mudar. Escrever se tornara parte da sua vida há tanto tempo que poderia abrir mão de outras coisas, mas não abriria da escrita. É sempre encarando a página em branco que as coisas começam a ganhar sentido. Sempre uma palavra pu...

Born This Way: Hino LGBTQIA da Lady Gaga e sua importante Fundação

Os anos passam mais algumas músicas continuam fazendo sucesso. Neste mês do Orgulho LGBTQIA, Born This Way, da Lady Gaga, permanece sendo reconhecida como um hino LGBTQIA. Mais do que cantar sobre a causa, a importância da própria identidade e aceitação, a cantora da música lançada em 2011 é também co-fundadora de uma fundação que apoia comunidades LGBTQIA.

Segundo informações do site da Born This Way Foundation, a missão é: “Empoderar e inspirar os jovens a construírem um mundo mais gentil e corajoso que apoia a saúde mental e o bem-estar deles. Baseado na relação científica entre gentileza e saúde mental e construído em parceria com os jovens, a fundação incentiva pesquisa, programas, doações e parecerias para envolver o público jovem e conectá-los com recursos acessíveis de saúde mental”.

Mais do que uma música para inspirar a Parada do Orgulho LGBTQIA ou ser ouvida o ano inteiro, Born This Way deixou esse grande legado que foi a fundação que já ajudou muitos jovens LGBTQIA. E o impacto da fundação vai muito além dos Estados Unidos, ela apoia organizações relacionadas à gentileza e empoderamento de comunidades diversas de diferentes países do mundo.

Até o momento, segundo a fundação, cerca de 260 organizações já foram apoiadas, sendo que em 2024, foram 65 organizações de 10 países. Ainda segundo relatório da fundação, o Be There Certificate é um curso online gratuito de saúde mental que ajuda os jovens a se apoiarem. Desde o lançamento em 2022, mais de 60 mil jovens completaram o curso.

Além dos cursos, a fundação apoia canais digitais de gentileza para o público de 15-24 anos onde eles compartilham suas histórias e inspiram ação. Até o momento, o Channel Kindness já compartilhou 2 mil histórias e ajudou pessoas de 61 países. A fundação também apoia o #BEKIND365, uma plataforma digital de gentileza diária.

Por meio do público que participa da fundação com um alcance de mais de 50 mil jovens, também foram gerados 32 relatórios e publicações. Mais do que números, a fundação compartilha que o público jovem tem sido central em sua missão e continuará a guiar o seu trabalho: “Enquanto nós construímos um mundo mais gentil e mais corajoso que prioriza a saúde mental e o bem-estar de todos”.

*Com informações da Born This Way Foundation

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana