Pular para o conteúdo principal

Destaques

Fissura

Quase completando 1 ano e 2 meses sem fumar cigarro, não poderia deixar de falar dela: fissura. Às vezes, ela aparece quando menos se espera e o tempo por mais curto que seja, parece durar uma eternidade. O que fazer, então, para lidar com a fissura de fumar cigarro? Não acredito que existam respostas fáceis, mas o ideal é resistir, pois basta um cigarro para, muitas vezes, você acabar voltando a fumar. É mais fácil resistir à tentação do que lidar com as consequências. É preciso lembrar que esse tempo vai passar e tentar pensar em hábitos saudáveis, formas de ocupar a mente. Quando você menos espera, a fissura já passou. Enquanto ainda não existe uma vacina contra o cigarro, lidar com o vício em nicotina exige disciplina e força de vontade. É ao resistir dia após dia que o organismo vai se recuperando e se desintoxicando, e, muitas vezes, parando de sentir falta da substância, mas nem sempre completamente. A fissura, muitas vezes, surge do pensamento de como antigamente você usaria o ...

Não desistir

Era desafiador tentar mudar os hábitos diariamente, mas encontrava conforto na ideia de que estava tentando e ainda não havia desistido, não importava quantas vezes tivesse falhado nos últimos dias. Sabia que o suficiente era o suficiente e precisava mudar.

Quantas vezes havia contemplado a ideia de pôr em prática, mas continuava adiando para depois. Pois bem, o depois finalmente havia chegado e estava tentando se conectar mais com o momento presente, curtir as pequenas mudanças até perceber que elas ajudaria com as grandes mudanças.

Após falhar em algumas tentativas é normal sentir vergonha. Mas o desejo de continuar tentando é sinal de que ainda há esperança. Livre das pressões externas, só tinha que lidar com as pressões da própria mente, com o corpo sentindo falta da nicotina e tentando convencê-lo a comprar cigarro, mesmo quando já havia parado.

Parado mesmo? Até quando? Esta era uma resposta que ele não tinha. Mas que sabia que continuaria tentando, mesmo com pequenos avanço atrás de avanços: mesmo pequenas mudanças faziam diferença.

Ia escrevendo na esperança de mudar o pensamento. De deixar que a fissura ficasse para trás e continuasse celebrando suas pequenas vitórias na luta para parar de fumar cigarro. Como alguém que acolheria um amigo na mesma situação, sabia que nem sempre precisava pegar pesado consigo mesmo e aceitar que recaídas aconteciam, mas o mais importante era não desistir.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana