Smile 2: Um filme de terror sobrenatural sobre a mente
Uma das propostas dos filmes de terror é a de encarar os seus medos. Quando uma cantora pop se encontra com um traficante, algo sobrenatural é passado para ela, fazendo com que ela tenha dificuldade de perceber o que é real ou está acontecendo só em sua mente.
Diferente de Smile que se foca mais nos sustos, Smile 2 se aprofunda na vida da cantora, mostrando o quanto pode ser difícil se libertar de algo sobrenatural que é capaz de afetar a maneira que ela enxerga o mundo. É quase uma visão de como seria um surto psicótico e a personagem tem dificuldade de se manter presa à realidade.
Smile 2 é um filme para quem gosta de terror sobrenatural e terror psicológico e vê a linha entre o real e o imaginário ser ultrapassada o tempo inteiro. O filme traz uma sensação de medo genuíno, afinal, quem nunca teve medo de surtar e perder o controle da própria mente?
A protagonista vai ficando cada vez mais fora de controle ao longo do filme, especialmente quando se dá conta de que não há muito o que possa fazer, ela se tornou refém de algo sobrenatural que insiste em não deixá-la em paz.
Usando das memórias da protagonista, a entidade sabe como torturá-la, a fazendo se lembrar de momentos traumáticos ou fazendo parecer real o que está acontecendo no momento. É um filme que encena bem como é estar desconectado da realidade e não conseguir voltar ao normal.
Recomendo Smile 2 para quem ainda não assistiu, mesmo que não tenha assistido ao primeiro. O filme se foca no universo da mente da cantora, tendo que se apresentar, mesmo quando sua saúde mental está uma droga. O telespectador fica torcendo para que a protagonista consiga escapar, mas as coisas foram longe demais. Um filme angustiante do início ao fim.
*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.