Pular para o conteúdo principal

Destaques

Alguma paz

A vida era mais do que frases de efeito e pensamento mágico. Muitas vezes, era sobre como realmente se sentia. Ser sincero consigo mesmo nem sempre era fácil, mas necessário.  Aceitar que, em algumas situações, não fazer parte da vida do outro é o mais saudável para os dois. Assim como acreditar que o contrário também era possível. Era enxergando os dois extremos que poderia encontrar um lugar no meio. Então, a dor que havia sentido um dia, desaparecera. Não era nada mágico. Não era simples efeito do tempo. Era processar as emoções e aceitar as coisas como eram. O exercício de lidar com a frustração era algo diário, mesmo quando não imaginava que estava fazendo. Era somente ao lidar com aquilo que o incomodava, que realmente poderia se libertar. Não era fácil, mas era como finalmente tinha encontrado alguma paz. A paz vinha de ter abandonado a necessidade de agradar aos outros, ainda que desagradasse a si mesmo no processo. A paz vinha de entender que a esperança nem sempre era uma...

Só mais uma volta

Só mais uma volta, repetia para si mesmo. A frase que durante alguns anos de sua vida havia se tornado só mais um cigarro. Longe de dizer que parar de fumar cigarro era impossível, mas não era nada fácil, e às vezes, era preciso vir acompanhado de uma série de mudanças de hábitos.

Estaria mentindo se dissesse que a sensação era a mesma, mas sim, correr ajudava a liberar substâncias que proporcionavam bons momentos e ajudava a compensar a ausência da nicotina. Se mudando hábitos era difícil, o simples ato de parar de fumar cigarro sem mudar outras coisas, poderia ser ainda mais complicado.

As fissuras tinham diminuído de tempo. Após a primeira semana, lutava menos com a sensação quase desesperada de precisar acender um cigarro. No entanto, não podia baixar a guarda e também não poderia prever quando viria a próxima onda de desejo. Tudo o que poderia fazer era se manter firme e não comprar cigarros, diminuindo as possibilidades de uma recaída.

Parar de fumar cigarro nem sempre precisa ter um motivo especial. Muitas pessoas fazem pela saúde, mas também pelos gastos financeiros. Se você é uma dessas pessoas, aplicativos de parar de fumar podem fazer toda diferença, te ajudando a perceber o quanto você gastou durante o tempo em que fumava e o quanto está economizando agora.

Manhã após manhã, colocava os tênis, pegava os fones de ouvido e se preparava para intercalar momentos de corrida com caminhada, tentando aumentar cada vez mais o tempo de corrida. Caminhar e pedalar já faziam parte da sua vida há anos, mas agora finalmente estava voltando a correr, como costumava fazer quando o cigarro não fazia parte da sua vida.

Então, talvez seja verdade que todos tenhamos diferentes versões de nós mesmos. E, às vezes, uma versão do passado pode ser mais saudável do que a atual e é preciso reaprender a encontrar o prazer em algo que te fazia tão bem, que poderia te manter cada vez mais distante do cigarro. Era assim, correndo dia após dia, vendo a quantidade de cigarros não fumados aumentar e torcendo para seguir firme no processo.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana