Destaques

Resenha: Amêndoas – Won-pyung Sohn

O que dizer sobre o livro Amêndoas, de Won-pyung Sohn? Fazia tempo que queria ler este livro coreano. Após todo esse tempo, finalmente ficou disponível na BibliOn.


Talvez por ter criado muitas expectativas em cima do livro, acabei me decepcionando um pouco, achando o personagem um pouco estereotipado.

Posso imaginar como deve ser a vida de quem tem Alexitimia, mas creio que a maneira que foi abordada no livro não é a melhor.

O personagem chega a ser visto como um monstro pela própria família, não necessariamente de uma maneira negativa e por grande parte das pessoas como um robô.

A maneira peculiar que foi contada a história revela um personagem que sofre sem saber que está sofrendo. Mas não só a tristeza, é incapaz de sentir qualquer emoção. 

Creio que o momento de mais emoção do livro é, literalmente, no clímax. Há vários momentos felizes e tristes pelos quais o personagem passa, que embora ele não consiga identificar, é difícil o leitor não se emocionar por ele. 

Amêndoas é um livro sobre uma condição, que ao mesmo tempo em que pode levar informações, pode impressionar, rompendo com a realidade e está tudo bem, afinal, esse é o papel da literatura.

Uma coisa é certa, a todo instante o leitor é levado a refletir sobre como seria a vida do personagem se ele não tivesse Alexitimia. Acredito que a arte acaba pecando pelo excesso, mas consegue colocar o leitor no papel do protagonista, lidando com tantos problemas e situações, tentando encontrar seu lugar no mundo.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana