Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Origem Da Televisão Brasileira (1950-1964)


A televisão é um dos meios de comunicação mais utilizados pela população, de acordo com uma pesquisa realizada pelo PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios), em 2007, da população brasileira de 183 milhões de habitantes, 94,5% tinha acesso a televisão em seu domicílio. Comparando este número com o ano em que a televisão originou no Brasil, a diferença é gigantesca. Diversos fatores contribuíram para este contraste.

A origem da televisão brasileira ocorreu em 1950, no dia 18 de Setembro, a primeira emissora criada foi a TV Tupi (extinta em 1980) com sede em São Paulo. Fundada por Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, jornalista que tinha controle de “O Jornal”, um órgão líder dos Diários Associados e emissoras de rádio.

O primeiro programa transmitido era chamado: “TV na Taba” e era apresentado pelo paulista Homero Silva (locutor da Rádio Tupi). O programa contou com as participações de: Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Lolita Rodrigues, Lia Aguiar, Vilma Bentivegna, Aurélio Campos, do jogador Baltazar e da Orquestra de George Henri.

Uma curiosidade sobre o dia da inauguração, é que Hebe Camargo faria o encerramento da programação com um show em que cantaria a música “Canção da TV”, composta por Guilherme de Almeida, todavia ela ficou rouca e teve que ser substituída por Lolita Rodrigues e Vilma Bentivegna.

Após quatro meses da inauguração da TV Tupi São Paulo, Chateaubriand, iniciou o empreendimento no Rio de Janeiro. A TV Tupi Rio foi Inaugurada no dia 20 de janeiro de 1951.

No início só existiam 200 televisores, pertencentes a elite econômica. Em 1952, o número de televisores aumentou 55 vezes. Desde então, o número só veio a crescer. No ano de 1951, iniciou no Brasil a fabricação de televisores da marca Invictus.

Até o ano de 1964, a televisão era tida como um produto de luxo, somente a elite tinha acesso, ou seja, a minoria da população.

Fatos importantes:

• A TV no início não possuía recursos suficientes e estava repleta de improvisos.

• A publicidade foi a principal fonte de renda para a Indústria Televisiva Brasileira.

• Em 1951 foi transmitida a primeira telenovela brasileira: “Sua vida me pertence”, escrita por Walter Foster.

• O telejornalismo foi implantado na televisão brasileira dois dias após a inauguração da TV Tupi São Paulo.

• TV Record foi fundada em 1953.

• TV Excelsior foi fundada em 1959 e cassada em 1970 (primeira emissora que criou vinhetas)

• TV Paulista (1952-1965)

• TV Rio (1955-1977)

• TV Cultura (fase associada: 1960-1967)

* Bibliografia De Apoio:
Sérgio Mattos. História da Televisão Brasileira: Uma visão econômica, social e política.
http://www.microfone.jor.br/historiadaTV.htm#ocomeco
http://www.teleco.com.br/nrtv.asp

Comentários

  1. Que legaaal *-* eu não sabia muitas dessas coisas sobre a TV, legal msmo ^^.

    http://dasgarotasjornal.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana