Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Resenha: A publicidade é um cadáver que nos sorri – Oliviero Toscani

O livro “A publicidade é um cadáver que nos sorri”, foi escrito pelo fotógrafo italiano, Oliviero Toscani, em 1995. O autor conta no livro histórias de suas ousadas e polêmicas campanhas publicitárias que repercutiram no mundo. Sua paixão por fotografia começou quando ele ganhou a primeira câmera fotográfica do pai, que era repórter fotográfico do jornal italiano “Corriere della Sera”.

No início do livro, Toscani começa a descrever a publicidade como um “crime contra a inteligência” e cita inúmeros casos e exemplos de fracasso dos anúncios publicitários, como: a falta de criatividade; a inutilidade social; as mentiras; a exclusão e o racismo; a persuasão.

Assim como o jornalismo tem seu papel social, por quê a publicidade não pode fazer o mesmo? Do começo ao fim da obra, o autor propõe uma reflexão sobre o papel da publicidade. A maioria dos seus anúncios foram criados para a Benetton, sempre indo além da lógica da maioria dos publicitários da época, muitas vezes contrariando os padrões e quebrando tabus.

A guerra, o racismo e a AIDS sempre estiveram presentes em seus anúncios. Para Oliviero Toscani, a publicidade é mais do que estimular a venda e o capitalismo, é mostrar assuntos que são de interesse da população que estão além do falso glamour e falsa felicidade abordadas nas propagandas.

Apesar do livro ter sido lançado há 14 anos, observa-se que pouca coisa mudou no ramo publicitário. Os publicitários parecem seguir a mesma “fórmula de sucesso”, mostrar algo que seja agradável e que não provoque a reflexão, sendo o lucro e a satisfação dos clientes prioridades. O que é mais importante para você, ajudar as pessoas a enfrentar a realidade ou fazer com que elas vivam no mundo perfeito e utópico mostrado nas propagandas?

Algumas fotos de Oliviero Toscani, quem quiser ver mais, no site do fotógrafo estão disponíveis.
http://www.olivierotoscanistudio.com/


Comentários

  1. Parabéns Ben, bastante claro,
    cíclico e coeso o texto. Eu li a obra e fiquei fascinado, claro que como atores de mídia já percebíamos a mentira, o reforço dos esteriótipos na publicidade. Mas, pelo menos eu desconhecia da proposta do Toscano. É uma pena que raríssimos publicitários se comprometam com a mesma ideia.

    Adorei o post. O texto está ótimo.
    Arrazou...

    =*

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito irei citar alguns trechos no meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Fico feliz em ter ajudado de alguma forma.
      Boa sorte com o seu trabalho.
      Abraços

      Excluir
  3. PARA NÉ PRODUÇÃO, ELE É PIOR QUE OS ABTUAIS USOU A PUBLICIDADE DE FORMA CONTRARIA DANDO UMA DE REVELADOR, PREUCUPADO COM AS CAUSAS SOCIAIS, FAÇA 1000 FAVOR O QUE ESSES CARAS FIZERAM PELA HUMANIDADE ? ATÉ MONTARAM CARROS DE FORMULA 1 QUE SÃO CARRISSIMOS COM CONSIENCIA SOCIAL ? ESSE BOSTA IA LEVAR AGUA PARA AFRICA ? PIOR QUE OS PUBLICITARIOS CONVENCIONAIS É ESSE METIDO A LEVANTADOR DE UMA BANDEIRA SOCIAL, GENTE ELE É PIOR QUE DUDA MENDONÇA E W.OLIVETO, O SENHOR OLIVETTO FOI JANTADO ( ATROPELADO) NO RODA VIVA ( QUANDO NAO ERA MIDIATICO IGUAL HOJE ) FATO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana