Pular para o conteúdo principal

Destaques

Posicionado

Diante de mais de 5 mil denúncias de Assédio Eleitoral, começo a me perguntar se poder se posicionar é um privilégio que nem todos têm. Então, o não posicionamento do outro nem sempre tem a ver com o que ele pensa, mas por questões que não precisa se justificar. Quando colocamos expectativas em algo e/ou alguém, estamos sujeitos à frustração. É normal sentir decepção quando algo não acontece do modo que esperávamos, mas nem tudo é simples como parece. Enquanto milhões de brasileiros usaram as redes sociais para se posicionar, teve muita gente que não fez, não necessariamente porque não queria. Então, diante do medo e do assédio eleitoral, ou por qualquer outro motivo, temos que aceitar que cada um fez o melhor que pode e cada um sabe o que é melhor para si mesmo. Tenho muita gratidão por cada pessoa que se manifestou. Mas também carrego a esperança de que nem todo mundo pode ou quer, seja lá por qual motivo e está tudo bem. Amadurecer envolve lidar com a frustração.  Então, só entã...

A revolução comunicacional

Em seu texto: "A Revolução contemporânea em matéria de comunicação", o filósofo e engenheiro, Pierre Lévy, argumenta sobre a "perspectiva histórica do desenvolvimento da internet", "a digitalização da informação", "a originalidade dos novos dispositivos de comunicação" e "alguns dos problemas políticos, econômicos e sociais resultantes da ascensão do ciberespaço".

A evolução tecnológica contribuiu com a diminuição do 'espaço prático', entretanto o espaço geográfico continua o mesmo. De acordo com o autor, as formas de transporte e as de comunicação, como o telefone, televisão por satélite e internet, facilitam para uma maior proximidade entre as pessoas e praticidade na troca de informações.

Ferramenta de poder e inteligência
O computador é considerado um instrumento de poder, pois através dele se produz-se, troca-se e estoca-se informações. Logo, o indivíduo que assistia televisão, ouvia rádio e lia jornal, antes era um receptor passivo e agora pode expressar sua própria opinião, interconectando-se no ciberespaço. A informação antes unidirecional, passa a ser interativa.

Dominar estas tecnologias é vantajoso para os humanos, porque as redes de computadores podem transmitir muita informação e contribuir com uma inteligência coletiva, devido a grande quantidade de conteúdo disponível na rede, ser pública.

Apesar dos benefícios concedidos após a invenção da internet, existem muitas pessoas que ainda não têm acesso a essa rede de informação, os chamados "excluídos digitais". Esta parcela da população é análoga aos analfabetos na questão da leitura.

Fonte do saber
No contexto telejornalístico, os receptores não precisam mais receber somente as informações que os meios de comunicação de massa desejam transmitir. O número de fontes de informações é tão alto que busca-se somentes assuntos do interesse individual, podendo definir a prioridade de cada um.

Outra questão abordada no texto é a descentralização dos meios de informação, quanto maior o número de produtores de conteúdo, diminui-se a possibilidade de monopolização e manipulação de informações fundamentais ao interesse público.

Referência
LEVY, Pierre A Revolução contemporânea em matéria de comunicação

Mais lidas da semana