Pular para o conteúdo principal

Destaques

Performar

Ter um ou mais transtornos significa que o estigma fará as pessoas não te enxergarem do mesmo jeito. Às vezes tudo o que você precisa é se recolher e praticar autocompaixão. Alguns dias são mais pesados do que outros, mas você aprendeu que daria conta. O amor que sufoca é controle – nada do que desejaria para si mesmo ou para qualquer outra pessoa. Então, se lembrava de cada palavra escrita, mas também se lembrava da importância de ter que lidar sozinho. O óbvio nem sempre precisa ser dito. Ia, então, vivendo um dia de cada vez, se despedindo do passado e evitando o excesso de pensamentos no futuro.  Escrevia para se lembrar do que nunca mais queria para a sua vida. Escrevia na esperança de um ponto final. Escrevia para mostrar que mesmo no silêncio de um ano, as coisas mudaram. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano:  O Círculo (Vol.1)...

A revolução comunicacional

Em seu texto: "A Revolução contemporânea em matéria de comunicação", o filósofo e engenheiro, Pierre Lévy, argumenta sobre a "perspectiva histórica do desenvolvimento da internet", "a digitalização da informação", "a originalidade dos novos dispositivos de comunicação" e "alguns dos problemas políticos, econômicos e sociais resultantes da ascensão do ciberespaço".

A evolução tecnológica contribuiu com a diminuição do 'espaço prático', entretanto o espaço geográfico continua o mesmo. De acordo com o autor, as formas de transporte e as de comunicação, como o telefone, televisão por satélite e internet, facilitam para uma maior proximidade entre as pessoas e praticidade na troca de informações.

Ferramenta de poder e inteligência
O computador é considerado um instrumento de poder, pois através dele se produz-se, troca-se e estoca-se informações. Logo, o indivíduo que assistia televisão, ouvia rádio e lia jornal, antes era um receptor passivo e agora pode expressar sua própria opinião, interconectando-se no ciberespaço. A informação antes unidirecional, passa a ser interativa.

Dominar estas tecnologias é vantajoso para os humanos, porque as redes de computadores podem transmitir muita informação e contribuir com uma inteligência coletiva, devido a grande quantidade de conteúdo disponível na rede, ser pública.

Apesar dos benefícios concedidos após a invenção da internet, existem muitas pessoas que ainda não têm acesso a essa rede de informação, os chamados "excluídos digitais". Esta parcela da população é análoga aos analfabetos na questão da leitura.

Fonte do saber
No contexto telejornalístico, os receptores não precisam mais receber somente as informações que os meios de comunicação de massa desejam transmitir. O número de fontes de informações é tão alto que busca-se somentes assuntos do interesse individual, podendo definir a prioridade de cada um.

Outra questão abordada no texto é a descentralização dos meios de informação, quanto maior o número de produtores de conteúdo, diminui-se a possibilidade de monopolização e manipulação de informações fundamentais ao interesse público.

Referência
LEVY, Pierre A Revolução contemporânea em matéria de comunicação

Mais lidas da semana