Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

A revolução comunicacional

Em seu texto: "A Revolução contemporânea em matéria de comunicação", o filósofo e engenheiro, Pierre Lévy, argumenta sobre a "perspectiva histórica do desenvolvimento da internet", "a digitalização da informação", "a originalidade dos novos dispositivos de comunicação" e "alguns dos problemas políticos, econômicos e sociais resultantes da ascensão do ciberespaço".

A evolução tecnológica contribuiu com a diminuição do 'espaço prático', entretanto o espaço geográfico continua o mesmo. De acordo com o autor, as formas de transporte e as de comunicação, como o telefone, televisão por satélite e internet, facilitam para uma maior proximidade entre as pessoas e praticidade na troca de informações.

Ferramenta de poder e inteligência
O computador é considerado um instrumento de poder, pois através dele se produz-se, troca-se e estoca-se informações. Logo, o indivíduo que assistia televisão, ouvia rádio e lia jornal, antes era um receptor passivo e agora pode expressar sua própria opinião, interconectando-se no ciberespaço. A informação antes unidirecional, passa a ser interativa.

Dominar estas tecnologias é vantajoso para os humanos, porque as redes de computadores podem transmitir muita informação e contribuir com uma inteligência coletiva, devido a grande quantidade de conteúdo disponível na rede, ser pública.

Apesar dos benefícios concedidos após a invenção da internet, existem muitas pessoas que ainda não têm acesso a essa rede de informação, os chamados "excluídos digitais". Esta parcela da população é análoga aos analfabetos na questão da leitura.

Fonte do saber
No contexto telejornalístico, os receptores não precisam mais receber somente as informações que os meios de comunicação de massa desejam transmitir. O número de fontes de informações é tão alto que busca-se somentes assuntos do interesse individual, podendo definir a prioridade de cada um.

Outra questão abordada no texto é a descentralização dos meios de informação, quanto maior o número de produtores de conteúdo, diminui-se a possibilidade de monopolização e manipulação de informações fundamentais ao interesse público.

Referência
LEVY, Pierre A Revolução contemporânea em matéria de comunicação

Comentários

Mais lidas da semana