Pular para o conteúdo principal

Destaques

Revolutionary Love: Série coreana de drama explora o abismo que divide as classes sociais

Embora muitos dramas coreanos pequem na representatividade de diversidade racial e deem pouquíssimo espaço para estrangeiros e imigrantes, a série Revolutionary Love (2017) da tvN e no Brasil disponível temporariamente pela Netflix , acaba indo além dos elementos de comédia e romance, mostrando o drama das diferenças de classes sociais , os preconceitos e a possibilidade de imersão nesse mundo desconhecido pelo filho do dono de um dos maiores conglomerados de empresas da Coreia do Sul . A ingenuidade e a ignorância da realidade das classes trabalhadoras tornam o protagonista um tanto embaraçoso, lembrando de forma vaga a jornada de Buda quando conheceu a realidade fora do palácio e foi confrontado com a fome, a doença, a pobreza e a morte. Longe de ser uma série com alguma alegoria espiritual, mas do ponto de vista do comportamento é interessante acompanhar como Byun Hyuk (Choi Si-won) se torna mais empático e humanizado quando seu caminho cruza com o de Baek Joon (Kang So-ra) . E

Mídias que se cruzam...

Definições

Convergência tem uma de suas definições no Dicionário Aulete, como: "Afluência de várias coisas para um mesmo ponto". A convergência  de mídia (cross media, multimídia ou multiplataforma) é a fusão de textos, imagens e sons, este fenômeno está cada dia mais visível nos jornais online.

De acordo com a pesquisadora Lawson-Border, a convergência de mídia pode ser definido como “um conjunto de possibilidades decorrentes da cooperação entre meios impressos e eletrônicos na distribuição de conteúdos multimídia por meio do uso de computadores e da internet” .

No trabalho "Convergência de mídias: primeiras contribuições para um modelo epistemológico e definição de metodologias de pesquisa", os autores Elizabeth Saad Côrrea e Hamilton Luís Côrrea, entendem que "computadores e internet são os elementos determinantes, ou o espaço de configuração da convergência", pois atráves deles pode-se agregar conteúdos criados para vários meios de comunicação e distribuí-los em diferentes plataformas, como "conexões sem fio, cabos e satélites".

Exemplo

Em seu artigo entitulado: "Aspectos da convergência de mídias e produção de conteúdo multimídia no Clarín.com", Daniela Osvald Ramos, exemplificou o processo de integração do jornal impresso e online.

A autora ressalta que nas grandes empresas de comunicação, como no jornal argentino Clarín, a tendência é que os diferentes tipos de redações (TV, rádio, internet e impresso) convivam em um mesmo espaço físico, de forma a "adequar e otimizar a produção de informação a distintos meios".


Em um depoimento do editor de multimídia do Clarín, Corteaux, colhido por Daniela Osvald Ramos, o especialista diz que os jornalistas estão cada vez mais se generalizando, pois aquele profissional que "antes só fazia a entrevista, hoje faz a entrevista e edita o vídeo".

Reflexo da "cross-media" ou cruzamento de mídias, as mesmas notícias que eram produzidas somente para uma determinada mídia, atualmente são utilizadas em várias mídias. E o jornalista que trabalha em diversos meios, também conhecido como, polivalente, acaba tomando o lugar do jornalista que é especializado em um só tipo de mídia.


* Acesse também:

Palestra Do Jornalista Ethevaldo Siqueira Sobre Mídia (especialista em novas tecnologias)

Referências

RAMOS, Daniela Osvald. Aspectos da convergência de mídias e da produção de conteúdo multimídia no Clarín.com
Disponível em: [http://danielaramos.net/system/files/artigo_convergencia_clarin.pdf]

CORRÊA, Elizabeth Saad; CORRÊA, Hamilton Luís. Convergência de mídias: primeiras contribuições para um modelo epistemológico e definição de metodologias de pesquisa
Disponível em [http://www2.eptic.com.br/sgw/data/bib/artigos/49808105523a0de80f95d7947efc14cb.pdf]

SIQUEIRA, Ethevaldo. Dez tendências da convergência digital
Disponível em [http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=24974]

Comentários

Mais lidas da semana