Pular para o conteúdo principal

Destaques

Humor a um

Humor a um. Nos últimos dias vinha pensando o quão importante era o humor para um relacionamento. Poderia ser capaz de ignorar aspectos do outro que o incomodava? Ou seria o humor tão parte da personalidade de que era algo impossível de se desassociar? Não sabia a resposta. Não estava satisfeito com a pergunta. Era como se fosse algo que não deveria quebrar a cabeça pensando.  Poderia encontrar conforto no desconforto? Poderia entender a linguagem completamente diferente da sua? Deveria deixar o tempo dissolver aquilo que não era para ser? Tantas perguntas sem resposta. Talvez nada de bom poderia sair de algo unilateral. Talvez aceitar que não era para ser era tudo o que restava. Talvez seus textos nunca fossem rimar juntos. Talvez, mas só talvez, havia perdido a cabeça de sequer imaginar os dois juntos.  Ia escrevendo, costurando idéias e pensamentos, mudando a narrativa. Escrevia para encontrar um novo sentido, romper velhos padrões e fazer as pazes com o momento presente. E...

Conquiste a rede: Blog

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.


Blog

Em Conquiste a rede: Blog é explicado o que são os blogs. Muitas pessoas vêem ou utilizam essas páginas virtuais diariamente, mas poucos são os que sabem o seu significado. No primeiro capítulo nomeado: "Blog, que bicho é esse?", os autores Foschini e Taddei explicam: "Blogs são páginas da internet atualizadas regularmente por uma pessoa ou um grupo" e acrescentam que elas podem ser temáticas ou não e trazer arquivos multimídia (textos, imagens, aúdios, vídeos, gráficos).

Os blogs tinham como principal utilidade servir como um diário pessoal, atualmente encontram-se na blogosfera ("conjunto de blogs na web") páginas da internet com as mais diferentes finalidades. Para os autores do livro, como as ferramentas de publicação são de simples utilização os weblogs possibilitam a qualquer pessoa tornar-se um produtor de informações.

Um ponto interessante abordado no livro é como a partir de 2001 os blogs alcançaram o posto de importante fonte de notícias, contribuindo com a troca de informações. Assuntos de destaque nos blogs que contribuiram para o blog tornar-se um veículo de credibilidade foram: o ataque às torres gêmeas do World Trade Center (11 de setembro de 2001), ataques terroristas em Londres (7 de julho de 2005), a Guerra do Iraque etc.

O livro é interessante aos blogueiros, aos indivíduos que pretendem criar um blog e às pessoas que pretendem aprender um pouco mais sobre o mundo dos blogs ou como produzir seus próprios conteúdos para a internet. Conquiste a rede: Blog também traz informações sobre: direitos autorais, o que publicar, o que não publicar etc.

DOWNLOAD DO LIVRO

Autores

* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Mais lidas da semana