Pular para o conteúdo principal

Destaques

Movimento Antivacina e Fake News: Problemas ignorados se revelam mortais na Pandemia

A pandemia de Covid-19 revelou que governos do mundo inteiro terão que lidar com dois problemas que varreram para baixo do tapete durante anos: o movimento antivacina e as fake news de saúde e política nas mídias sociais. Como vão conseguir solucionar as duas questões em pouco tempo? Parece improvável, mas o aumento do número de mortos pelo vírus têm feito até mesmo pessoas que eram contra vacinas buscarem a imunização, enquanto outras protestam pelo direito de não se vacinarem. A cada semana que passa, o desconforto do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden fica mais evidente nas declarações públicas. Com frequência ele pede para a população do país se vacinar, pensando neles mesmos e no bem-estar das pessoas que conhecem. O aumento da variante Delta do Covid-19 fez o governo que havia liberado as máscaras para os vacinados, voltar atrás e pedir para que voltem a usar nas regiões mais afetadas. Os desafios para Joe Biden têm sido grandes. Parte da população norte-americana foi alime

Conquiste a rede: Flog & Vlog

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.

Flog & Vlog

Os autores do livro Conquiste a rede: Flog & Vlog explicam: "Flogs e vlogs são páginas pessoais que permitem a você se comunicar por meio de imagens pela internet". Ambos acreditam que só é necessário uma câmera digital para alguém se tornar fotógrafo, fotojornalista, videomaker e artista.

Para Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, a revolução da comunicação na web possibilitou a muitas pessoas divulgarem notícias. Como reflexo desta revolução, muitos programas de telejornalismo abriram espaço para as imagens de cinegrafistas amadores; jornais e revistas passaram a utilizar fotos feitas por cidadãos jornalistas.

Os fotologs tornaram mais fácil a divulgação de fotos. Eles são úteis, por exemplo, para quem quer mostrar imagens de determinados eventos e não tem espaço nos veículos de comunicação.

Os videologs surgiram após a popularização dos usuários com acesso banda larga à internet e dos programas de edição de vídeo para amadores. A facilidade de divulgar os vídeos através das ferramentas de publicação impulsionou o grande número de vídeos na rede de computadores.

No livro ainda é explicado: como a imagem digital é formada, o que é pixel, como as imagens em movimento são formadas, dicas para fotografar e filmar, edição de foto e vídeo, publicação de foto e vídeo.

DOWNLOAD DO LIVRO 

Autores

* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Comentários

  1. Depois do quinto ivro até eu vou conquistar a internet!! HAHAHA O livro parece ser muito bom sempre tiev curiosidade em saber sobre os pixels das fotos e filmes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana