Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dia do Orgulho Autista: Amor próprio e autoaceitação das diferenças

Hoje, 18 de junho, é Dia do Orgulho Autista. Muitos colegas no Brasil e em vários países estão lutando por uma sociedade menos preconceituosa.


Orgulho duplo para alguns
Existem muitas pessoas no espectro autista que são LGBTQ. Comemoramos de forma dupla em junho. O símbolo da Neurodiversidade também é colorido. 🌈

No dia 18 de Junho, é comemorado o Dia do Orgulho Autista (Autistic Pride Day). A data foi criada pelo grupo Aspies for Freedom, celebrada pela primeira vez em 2005. De lá pra cá, muitas coisas mudaram: temos muito mais informações sobre autismo do que tínhamos, porém, o preconceito ainda é um problema.

14 anos após a primeira edição do Dia do Orgulho Autista: alguns problemas permanecem e provavelmente sempre permanecerão. Muitas pessoas não entendem a importância da data para autistas, pois presumem que temos vergonha de quem somos e se esquecem de que somos todos diferentes (Neurodiversidade).

A data é importante, pois as taxas de suicídio entre autistas é altíssima, muita…

Conquiste a rede: Flog & Vlog

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.

Flog & Vlog

Os autores do livro Conquiste a rede: Flog & Vlog explicam: "Flogs e vlogs são páginas pessoais que permitem a você se comunicar por meio de imagens pela internet". Ambos acreditam que só é necessário uma câmera digital para alguém se tornar fotógrafo, fotojornalista, videomaker e artista.

Para Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, a revolução da comunicação na web possibilitou a muitas pessoas divulgarem notícias. Como reflexo desta revolução, muitos programas de telejornalismo abriram espaço para as imagens de cinegrafistas amadores; jornais e revistas passaram a utilizar fotos feitas por cidadãos jornalistas.

Os fotologs tornaram mais fácil a divulgação de fotos. Eles são úteis, por exemplo, para quem quer mostrar imagens de determinados eventos e não tem espaço nos veículos de comunicação.

Os videologs surgiram após a popularização dos usuários com acesso banda larga à internet e dos programas de edição de vídeo para amadores. A facilidade de divulgar os vídeos através das ferramentas de publicação impulsionou o grande número de vídeos na rede de computadores.

No livro ainda é explicado: como a imagem digital é formada, o que é pixel, como as imagens em movimento são formadas, dicas para fotografar e filmar, edição de foto e vídeo, publicação de foto e vídeo.

DOWNLOAD DO LIVRO 

Autores

* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Comentários

  1. Depois do quinto ivro até eu vou conquistar a internet!! HAHAHA O livro parece ser muito bom sempre tiev curiosidade em saber sobre os pixels das fotos e filmes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana