Pular para o conteúdo principal

Destaques

Mudando hábitos

Tem uma expressão que eu adoro, quase um mantra, a de que se nossa mente têm o poder de nos destruir, também têm o de curar. E era assim que se sentia ao tentar abandonar um velho hábito e tentando adicionar hábitos mais saudáveis à rotina. Estaria mentindo se dissesse que era fácil, mas aceitava suas tentativas e falhas, até o dia em que acertasse. Dia após dia, hora após hora, era assim que estava vivendo, contando o tempo sem o velho hábito. Se fosse algo simples como muitos imaginam, ninguém teria o hábito, mas a notícia boa era que, sim, era possível mudar. Então, havia encontrado conforto na caminhada que logo se tornara corrida. Era sua hora favorita do dia, quando entrava em contato com a luz do sol: uma dose diária de sol, como dizia, tanto um lembrete sobre a importância do drama coreano e de saber pedir ajuda quando precisava, como em um hábito que ajudava a proporcionar momentos de prazer. Estaria mentindo se dissesse que não estava cansado de tentar e falhar, mas não via o...

Conquiste a rede: Jornalismo Cidadão - Você faz a notícia

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.

Jornalismo Cidadão

A tecnologia possibilitou aos indivíduos novas formas de produzir e receber notícias. Em seu livro Conquiste a rede: Jornalismo Cidadão - Você faz a notícia, Taddei e Foschini explanam sobre a possibilidade de expressão às pessoas que não são profissionais de comunicação e acrescentam: "as novas ferramentas de publicação na rede permitem que você escolha as informações que recebe e determine como e quando quer recebê-las".

De acordo com eles, o termo "Jornalismo cidadão" é utilizado para "nomear a produção de notícias desse novo universo", além dos jornalistas profissionais, o termo engloba os chamados cidadãos jornalistas, pessoas que divulgam alguma informação. Os autores lembram: "Tudo pode virar notícia".

No livro Conquiste a rede: Jornalismo Cidadão  são citados alguns exemplos que evidenciam de esta forma de jornalismo: nos relatos das vítimas do tsunami no Oceano Índico (2005), na devastação pelo furacão Katrina (2005). Também é dado como referência o site Sul Coreano, OhMyNews, em que pessoas enviam textos e fotos para o site. Os usuários têm o seu trabalho avaliado por jornalistas e as pessoas são pagas de acordo com o material selecionado para publicação.

Ferramentas mostradas por Taddei e Foschini que possibilitam ao cidadão jornalista produzir ou trocar informações: blog (weblog), flog (fotoblog), vlog (videoblog), podcast, wiki (criação interativa, exemplo: Wikipedia), lista de e-mail, fórum, comunidade.

O livro ainda aborda: estilos de participar, o que é notícia, alguns conselhos para fazer jornalismo cidadão do jeito certo, o que não fazer ("práticas pouco ou nada recomendáveis no universo do jornalismo cidadão"), leis, como começar.

DOWNLOAD DO LIVRO

Autores

* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Mais lidas da semana