Pular para o conteúdo principal

Destaques

Mudança de energia

Mudança de energia: às vezes é tudo o que você precisa para reequilibrar as coisas. De repente, você se dá conta em quanta atenção tem dispensado para uma coisa e/ou uma pessoa, uma energia que poderia usar para outras coisas, às vezes é algo tão automático, que você se esquece da importância de dizer não. Era muitas vezes ao não dizer não para o outro, que estava dizendo não para si mesmo. O problema era quando a impulsividade ganhava força e se sentia cada vez menos no controle da situação. Era, então, quando se lembrava da importância dos limites, não só do outro, mas de si mesmo. Pensava na quantidade absurda de tempo que gastava fazendo companhia para o outro, um tempo que poderia usar para si mesmo. Pensava em como deveria estar usando o tempo para escrever, aprender algo novo, se divertir, conhecer outras pessoas, fazer qualquer coisa que não envolvesse o outro. Por que, diabos, deveria deixar o outro como uma prioridade, quando não era recíproco? Há dias pensava no que poderia ...

Conquiste a rede: Jornalismo Cidadão - Você faz a notícia

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.

Jornalismo Cidadão

A tecnologia possibilitou aos indivíduos novas formas de produzir e receber notícias. Em seu livro Conquiste a rede: Jornalismo Cidadão - Você faz a notícia, Taddei e Foschini explanam sobre a possibilidade de expressão às pessoas que não são profissionais de comunicação e acrescentam: "as novas ferramentas de publicação na rede permitem que você escolha as informações que recebe e determine como e quando quer recebê-las".

De acordo com eles, o termo "Jornalismo cidadão" é utilizado para "nomear a produção de notícias desse novo universo", além dos jornalistas profissionais, o termo engloba os chamados cidadãos jornalistas, pessoas que divulgam alguma informação. Os autores lembram: "Tudo pode virar notícia".

No livro Conquiste a rede: Jornalismo Cidadão  são citados alguns exemplos que evidenciam de esta forma de jornalismo: nos relatos das vítimas do tsunami no Oceano Índico (2005), na devastação pelo furacão Katrina (2005). Também é dado como referência o site Sul Coreano, OhMyNews, em que pessoas enviam textos e fotos para o site. Os usuários têm o seu trabalho avaliado por jornalistas e as pessoas são pagas de acordo com o material selecionado para publicação.

Ferramentas mostradas por Taddei e Foschini que possibilitam ao cidadão jornalista produzir ou trocar informações: blog (weblog), flog (fotoblog), vlog (videoblog), podcast, wiki (criação interativa, exemplo: Wikipedia), lista de e-mail, fórum, comunidade.

O livro ainda aborda: estilos de participar, o que é notícia, alguns conselhos para fazer jornalismo cidadão do jeito certo, o que não fazer ("práticas pouco ou nada recomendáveis no universo do jornalismo cidadão"), leis, como começar.

DOWNLOAD DO LIVRO

Autores

* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Mais lidas da semana