Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura , da autora Monja Coen , está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia , em 2021. Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população.  Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientaçõe

Conquiste a rede: Jornalismo Cidadão - Você faz a notícia

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.

Jornalismo Cidadão

A tecnologia possibilitou aos indivíduos novas formas de produzir e receber notícias. Em seu livro Conquiste a rede: Jornalismo Cidadão - Você faz a notícia, Taddei e Foschini explanam sobre a possibilidade de expressão às pessoas que não são profissionais de comunicação e acrescentam: "as novas ferramentas de publicação na rede permitem que você escolha as informações que recebe e determine como e quando quer recebê-las".

De acordo com eles, o termo "Jornalismo cidadão" é utilizado para "nomear a produção de notícias desse novo universo", além dos jornalistas profissionais, o termo engloba os chamados cidadãos jornalistas, pessoas que divulgam alguma informação. Os autores lembram: "Tudo pode virar notícia".

No livro Conquiste a rede: Jornalismo Cidadão  são citados alguns exemplos que evidenciam de esta forma de jornalismo: nos relatos das vítimas do tsunami no Oceano Índico (2005), na devastação pelo furacão Katrina (2005). Também é dado como referência o site Sul Coreano, OhMyNews, em que pessoas enviam textos e fotos para o site. Os usuários têm o seu trabalho avaliado por jornalistas e as pessoas são pagas de acordo com o material selecionado para publicação.

Ferramentas mostradas por Taddei e Foschini que possibilitam ao cidadão jornalista produzir ou trocar informações: blog (weblog), flog (fotoblog), vlog (videoblog), podcast, wiki (criação interativa, exemplo: Wikipedia), lista de e-mail, fórum, comunidade.

O livro ainda aborda: estilos de participar, o que é notícia, alguns conselhos para fazer jornalismo cidadão do jeito certo, o que não fazer ("práticas pouco ou nada recomendáveis no universo do jornalismo cidadão"), leis, como começar.

DOWNLOAD DO LIVRO

Autores

* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Comentários

  1. Oi Ben! Vejo você sempre de olho no Pheeno! Que bom que gostou do ensaio! Abraços, Thiago!

    ResponderExcluir
  2. Muita legal a série conquiste a rede! Tá me ajudando muito. Aqui na empresa estamos querendo conquistar a rede...

    Quero mais hein! ;p

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Se tu puder me ajudar, irei apresentar um trabalho hoje às 09:45 a.m e usei como base o livro jornalismo cidadão – você faz a notícia, porém não consigo achar em lugar nenhum a data da publicação tu poderia me informar. Obrigada. Parabéns pelo blog, muito legal ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana