Pular para o conteúdo principal

Destaques

1 ano e 3 meses sem fumar cigarro

1 ano e 3 meses sem fumar cigarro... A cada mês eu me surpreendo com o fato de ainda não ter desistido. Em momentos de estresse e ansiedade, como o que estamos vivendo das eleições, eu consegui dizer não ao cigarro. Não estava tentando provar nada para ninguém, só para si mesmo. Provando de que era capaz de abandonar um vício e construir hábitos saudáveis. Provando que não era impossível parar de fumar cigarro. Escrevia para deixar registrado. Escrevia para comemorar. Escrevia para lembrar outras pessoas que elas também serão capazes de parar de fumar cigarro. Dia após dia, havia momentos em que se esquecia completamente do cigarro. Porém, tinham momentos em que ainda sentia falta. Mesmo quando sentia falta se negava a ir comprar o cigarro. Sabia que o único modo de se manter sem fumar, era não começando. Uma vez que recomeçasse seria mais difícil ainda parar  Ia escrevendo para lidar com as emoções. De repente, pouco a pouco ia esvaziando a mente e vendo que não precisava mais do ...

Conquiste a rede: Podcast

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.

Podcast

No livro Conquiste a rede: Podcast, Foschini e Taddei, acreditam que através de um podcast o usuário pode tornar-se um "dono de um veículo de comunicação". Afinal, o que é podcast? Os autores explicam que o termo podcast foi originado de Ipod (tocador de aúdio digital da Apple) e broadcast (transmissão).
 
Os arquivos podem ser hospedados na internet e baixados para o computador ou algum tocador de áudio. As vantagens do podcast são: meio veloz de distribuir sons pela internet, possibilidade de  ouvir quando quiser, sem/baixo custo.
 
No livro é explicado que muitas pessoas utilizam os podcasts para divulgar músicas, mas além disto, algumas universidades começaram a utilizá-los como ferramenta educacional; os políticos para divulgar discursos; as rádios para aumentar a audiência, oferecendo uma programação segmentada; os Jornais e as revistas para complementar o conteúdo.
 
Um assunto interessante abordado no livro é o fato dos podcasts necessitarem de habilidades técnicas, fazendo com que eles não tenham grande popularidade entre os produtores de conteúdo da internet, diferente dos blogs que estão cada vez mais simples e não necessitam de um grande entendimento técnico.
 
O livro também aborda: MP3, troca de arquivos ("peer to peer"), RSS ("feed), direitos autorais, dicas para fazer um bom podcast, equipamento, gravação e edição dos podcasts, distribuição, audiência e fonte de renda. 
 
DOWNLOAD DO LIVRO 

Autores
 
* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Mais lidas da semana