Pular para o conteúdo principal

Destaques

I Missed You: Filme taiwanês de drama relaciona os bloqueios emocionais aos digitais

As redes sociais já se tornaram tão parte das nossas vidas que, muitas vezes, servem como um baú de memórias, o qual podemos abrir e fechar conforme nossas necessidades. No filme taiwanês I Missed You , de 2021, dirigido por Chih-Yen Hsu e Mag Hsu , a protagonista é confrontada a encarar os seus bloqueios emocionais e digitais, para descobrir a causa de sua infelicidade. Kuo Chinchin (Eve Ai) é uma programadora viciada em trabalho. Por trás de sua personalidade durona, o telespectador conhece um pouco do seu passado conforme ela decide desbloquear duas pessoas do seu Facebook – de forma paralela a quem está assistindo, a personagem vai mergulhando cada vez mais no seu interior e martelando as memórias, as emoções e as escolhas. Sem exageros dramáticos, o filme tem um toque intimista e promove uma boa reflexão sobre como a tecnologia se tornou uma ferramenta não só para conhecer novas pessoas, mas também para criar mais proximidade ou afastamento das conexões com o passado, servindo pa

Conquiste a rede: Podcast

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.

Podcast

No livro Conquiste a rede: Podcast, Foschini e Taddei, acreditam que através de um podcast o usuário pode tornar-se um "dono de um veículo de comunicação". Afinal, o que é podcast? Os autores explicam que o termo podcast foi originado de Ipod (tocador de aúdio digital da Apple) e broadcast (transmissão).
 
Os arquivos podem ser hospedados na internet e baixados para o computador ou algum tocador de áudio. As vantagens do podcast são: meio veloz de distribuir sons pela internet, possibilidade de  ouvir quando quiser, sem/baixo custo.
 
No livro é explicado que muitas pessoas utilizam os podcasts para divulgar músicas, mas além disto, algumas universidades começaram a utilizá-los como ferramenta educacional; os políticos para divulgar discursos; as rádios para aumentar a audiência, oferecendo uma programação segmentada; os Jornais e as revistas para complementar o conteúdo.
 
Um assunto interessante abordado no livro é o fato dos podcasts necessitarem de habilidades técnicas, fazendo com que eles não tenham grande popularidade entre os produtores de conteúdo da internet, diferente dos blogs que estão cada vez mais simples e não necessitam de um grande entendimento técnico.
 
O livro também aborda: MP3, troca de arquivos ("peer to peer"), RSS ("feed), direitos autorais, dicas para fazer um bom podcast, equipamento, gravação e edição dos podcasts, distribuição, audiência e fonte de renda. 
 
DOWNLOAD DO LIVRO 

Autores
 
* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Comentários

  1. Acho que esse meio de comunicação ficará popular rapidinho por serem de fácil acesso, acho que vou aderir a moda (ou não) HAHAHA :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana