Pular para o conteúdo principal

Destaques

Fissura

Quase completando 1 ano e 2 meses sem fumar cigarro, não poderia deixar de falar dela: fissura. Às vezes, ela aparece quando menos se espera e o tempo por mais curto que seja, parece durar uma eternidade. O que fazer, então, para lidar com a fissura de fumar cigarro? Não acredito que existam respostas fáceis, mas o ideal é resistir, pois basta um cigarro para, muitas vezes, você acabar voltando a fumar. É mais fácil resistir à tentação do que lidar com as consequências. É preciso lembrar que esse tempo vai passar e tentar pensar em hábitos saudáveis, formas de ocupar a mente. Quando você menos espera, a fissura já passou. Enquanto ainda não existe uma vacina contra o cigarro, lidar com o vício em nicotina exige disciplina e força de vontade. É ao resistir dia após dia que o organismo vai se recuperando e se desintoxicando, e, muitas vezes, parando de sentir falta da substância, mas nem sempre completamente. A fissura, muitas vezes, surge do pensamento de como antigamente você usaria o ...

Conquiste a rede: Podcast

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.

Podcast

No livro Conquiste a rede: Podcast, Foschini e Taddei, acreditam que através de um podcast o usuário pode tornar-se um "dono de um veículo de comunicação". Afinal, o que é podcast? Os autores explicam que o termo podcast foi originado de Ipod (tocador de aúdio digital da Apple) e broadcast (transmissão).
 
Os arquivos podem ser hospedados na internet e baixados para o computador ou algum tocador de áudio. As vantagens do podcast são: meio veloz de distribuir sons pela internet, possibilidade de  ouvir quando quiser, sem/baixo custo.
 
No livro é explicado que muitas pessoas utilizam os podcasts para divulgar músicas, mas além disto, algumas universidades começaram a utilizá-los como ferramenta educacional; os políticos para divulgar discursos; as rádios para aumentar a audiência, oferecendo uma programação segmentada; os Jornais e as revistas para complementar o conteúdo.
 
Um assunto interessante abordado no livro é o fato dos podcasts necessitarem de habilidades técnicas, fazendo com que eles não tenham grande popularidade entre os produtores de conteúdo da internet, diferente dos blogs que estão cada vez mais simples e não necessitam de um grande entendimento técnico.
 
O livro também aborda: MP3, troca de arquivos ("peer to peer"), RSS ("feed), direitos autorais, dicas para fazer um bom podcast, equipamento, gravação e edição dos podcasts, distribuição, audiência e fonte de renda. 
 
DOWNLOAD DO LIVRO 

Autores
 
* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Mais lidas da semana