Pular para o conteúdo principal

Destaques

Suspensão do X (antigo Twitter): Bluesky se torna refúgio para milhões de brasileiros

Com a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil , duas redes sociais serviram de refúgio para os usuários brasileiros: a Thrends e a Bluesky , sendo que a última está se destacando e entre os aplicativos mais baixados por ter um formato mais parecido com o antigo Twitter. Jornais, jornalistas, artistas, escritores, leitores, produtores de conteúdo, páginas de fofocas e cultura e contas de fãs de artistas (fandom) estão entre os que se inscreveram na Bluesky, ajudando a diminuir a abstinência deixado pelo X e a sensação de deserto de informações, já que a plataforma não era usada só para questões políticas e entretenimento, mas também para consumir conteúdos jornalísticos e informações em tempo real. Enquanto alguns estão desanimados e com preguiça de recomeçar, tentado encontrar os seguidores em comum que tinham no X, há quem esteja animado com a possível atualização, na qual estariam disponíveis o uso de vídeos e os assuntos do momento – curiosamente, há quem esteja contente sem a o

Conquiste a rede: Podcast

Conquiste a rede é uma coleção de livros sobre o "processo de criação coletiva na internet". Os autores, Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, acreditam que é possível que cada internauta torne-se um produtor de conteúdos, contribuindo com a interação e troca de informações.

Podcast

No livro Conquiste a rede: Podcast, Foschini e Taddei, acreditam que através de um podcast o usuário pode tornar-se um "dono de um veículo de comunicação". Afinal, o que é podcast? Os autores explicam que o termo podcast foi originado de Ipod (tocador de aúdio digital da Apple) e broadcast (transmissão).
 
Os arquivos podem ser hospedados na internet e baixados para o computador ou algum tocador de áudio. As vantagens do podcast são: meio veloz de distribuir sons pela internet, possibilidade de  ouvir quando quiser, sem/baixo custo.
 
No livro é explicado que muitas pessoas utilizam os podcasts para divulgar músicas, mas além disto, algumas universidades começaram a utilizá-los como ferramenta educacional; os políticos para divulgar discursos; as rádios para aumentar a audiência, oferecendo uma programação segmentada; os Jornais e as revistas para complementar o conteúdo.
 
Um assunto interessante abordado no livro é o fato dos podcasts necessitarem de habilidades técnicas, fazendo com que eles não tenham grande popularidade entre os produtores de conteúdo da internet, diferente dos blogs que estão cada vez mais simples e não necessitam de um grande entendimento técnico.
 
O livro também aborda: MP3, troca de arquivos ("peer to peer"), RSS ("feed), direitos autorais, dicas para fazer um bom podcast, equipamento, gravação e edição dos podcasts, distribuição, audiência e fonte de renda. 
 
DOWNLOAD DO LIVRO 

Autores
 
* Ana Carmen Foschini é jornalista e escritora. Em seu blog, anacarmen.com, a jornalista fala sobre cultura e cibercultura, música, ciência e tecnologia.
* Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Em seu blog, rrtaddei.wordpress.com, o jornalista posta sobre jornalismo cidadão, poesia, educação etc.

Comentários

  1. Acho que esse meio de comunicação ficará popular rapidinho por serem de fácil acesso, acho que vou aderir a moda (ou não) HAHAHA :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana