Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Jornalismo & Marketing

Em sua matéria chamada: "Um coração marqueteiro no peito do jornalista", Fábio Ávila, diz que a necessidade de vender aproximou dois profissionais antagônicos: "Jornalistas se proclamam representates da verdade, numa eterna cruzada a serviço do bem-estar público. Marqueteiros, por sua vez, são vistos como sujeitos dispostos a usar qualquer recurso para lucrar".

Importância do Marketing

Ávila citou que em uma palestra do Curso Abril, o jornalista, escritor e ex diretor-superintendente da Editora Abril, Laurentino Gomes, explicou que a reportagem é uma poderosa ferramenta de marketing, pois permite sistematizar a busca de informações, ordená-las de forma compreensível na linguagem do leitor e satisfazê-lo em suas necessidades.

Segundo Laurentino Gomes, um exemplo da relação entre jornalismo e marketing pode ser visto na trajetória da Revista Contigo!. Ela que passou por várias fases: revista de fotonovela, celebridades, popularesca, ficção, novelas, e novamente, celebridades, mas desta vez destinada às classes A e B. "Esse é um exemplo de que o produto deve acompanhar o mercado e os consumidores e se adaptar de acordo com eles".

O jornalista Manuel Carlos Chaparro acredita que nunca antes, o marketing e o jornalismo estiveram tão próximos e interativos como agora. Para sobreviver, os produtos jornalísticos (jornais, revistas, programas de TV e rádio), investem cada vez mais em estratégias de marketing.


Chaparro fala sobre as produções customizadas, em que os termos "leitor" e "consumidor" tornam-se um só. "Trata-se de publicações que cumprem o papel de agregar, às marcas a que estão vinculadas, o valor simbólico da qualidade de bons textos jornalísticos", acrescenta.

É fundamental que o jornalista tenha conhecimentos sobre marketing, pois como dito a cima, o produto deve se adapatar ao consumidor e não ao contrário. Ou os produtos jornalísticos arranjam uma forma de lucrar e consequentemente, sobreviver, ou será o fim de muitas publicações.

Referências

ÁVILA, Fábio. Um coração marqueteiro no peito do jornalista
Disponível em: http://cursoabril.abril.com.br/edicoes/2005/ideias/materia_77455.shtml

Curso Abril. Laurentino Gomes explica como o marketing pode ser útil ao jornalismo
Disponível em: http://cursoabril.abril.com.br/servico/noticia/materia_136522.shtml

CHAPARRO, Manuel Carlos. Jornalismo e Marketing de mãos dadas
Disponível em: http://www.oxisdaquestao.com.br/integra_integra.asp?codigo=84

Comentários

Mais lidas da semana