Pular para o conteúdo principal

Destaques

Desintoxicar

Desintoxicar de algumas pessoas pode ser tão difícil quanto abrir mão de um vício, mas há casos em que é necessário. E do mesmo modo em que há uma abstinência de substância, podemos sentir profundamente a falta de alguém, mesmo que a pessoa tenha nos feito mal. Saber como encerrar um ciclo não é fácil como as pessoas imaginam. De tanto falarem sobre o assunto, há tantas frases feitas, mas é um processo que pode ser mais longo do que imaginamos. Deixar de verdade para trás nem sempre é fácil. Temos apego às memórias, à nostalgia. No entanto, é somente quando nos permitimos que abrimos espaço para novas pessoas. Então, mesmo sabendo que o cigarro faz mal, muita gente continua fumando. O mesmo acontece com relacionamentos que não estão funcionando. Saber a hora de se afastar é tão importante quanto saber quando continuar. Os dias passam e logo viram semanas. Quando você menos espera, um mês se passou. Não foi tão difícil quanto esperava, mas estava cansado de encerrar ciclos. Torcia pela ...

Repórter comenta como é a realização de rádio-documentários

No programa Especial de lançamento do Prêmio Roquette Pinto 2010, a repórter, produtora do rádio-documentário "40 anos de 1968" que ganhou o Prêmio Embratel 2008, na categoria "Reportagem de Rádio", Lívia Carla, contou um pouco sobre sua experiência na realização de rádio-documentários.
Lívia na entrega do Prêmio Embratel 2008

Questionada sobre o processo de produção de um rádio-documentário, Lívia Carla diz: "É a coisa mais louca possível, nós começamos a partir do momento que descobrimos qual é o tema. Então, mergulhamos no tema, saímos do mundo real, do nosso cotidiano, para viver aquele mundo, aquele tema".

A repórter explicou que é um processo bem inusitado que começa através de conversas, frases, escolha das músicas e entrevistados, descoberta de quem são as pessoas fundamentais no processo, ligações e escrita.

Lívia Carla falou que não existe uma idéia de edição preparada, pois as vezes quando você chega com uma idéia pronta, o entrevistado traz novas idéias. No momento da edição no estúdio, de acordo com as músicas, textos e falas dos entrevistados e até mesmo com a opinião do operador de aúdio, o capítulo todo pode mudar.

A jornalista acrescenta que já gravou várias vezes o mesmo capítulo porque a idéia mudou. Existe a pré-edição onde ela prepara um roteiro com texto, mas é somente quando está no estúdio que a repórter tem conhecimento de como ficará a edição.

A parceria entre o repórter e o operador de aúdio é parte fundamental do processo, pois por mais que "eu escreva, ele edita. Ele ajuda a montar o documentário", finaliza.

Sobre o documentário

Através de 11 reportagens, a série de rádio-documentário "40 anos de 1968", transmitida pela Rádio MEC AM, fez um resgate histórico de 1968, ano de forte movimento de contestação política, social e cultural ao regime militar.

A ganhadora do prêmio comenta: "Recebi um prêmio porque acho que foi uma grande aposta da rádio, na verdade, uma aposta no trabalho, da gente inovar nos rádios-documentários, quero dizer, uma das primeiras rádios a criar e a desenvolver este trabalho. E este é um prêmio do primeiro ano que a gente desenvolve este trabalho, fico emocionada de rever e ouvir".

Mais lidas da semana