Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Transmedia Storytelling

O que é Transmedia Storytelling?

O produtor transmídia, criador de mundos ficcionais para filmes como "Avatar" e "Piratas do Caribe", Jeff Gomez, explica que: "Transmedia storytelling é a arte e a técnica de transmitir mensagens, temas ou histórias através de diferentes plataformas de mídia".

Uma forma de fazer transmedia é: transformar uma história em filmes, seriados, revistas em quadrinhos, jogos, sites etc. Possibilitando a todos "trabalharem juntos artisticamente", o que não significa necessariamente que a história contada em cada tipo de plataforma midiática seja a mesma. Outro ponto importante é: a falta de conhecimento de uma das histórias não pode afetar a outra, ao contrário, elas são complementares.

Bárbara R. Mota, Chief Culture Office d'Os Alquimistas, empresa de transmedia storytelling, vai além e diz: "Transmedia storytelling é, portanto, o que acontece quando pessoas amam histórias e têm condições de se envolver com elas ao máximo, por serem histórias e personagens que fazem parte de suas vidas".

Exemplos

Em entrevista ao programa What's On do Universal Channel, o produtor/roteirista/diretor, Mark Warshaw, cita como exemplo: Star Wars ( Guerra Nas Estrelas). "Você pode ter um ótimo filme, depois uma ótima revista em quadrinhos, um videogame e então outro filme. É usar todas as diferentes plataformas de mídia para contar uma grande história".

Warshaw é um dos responsáveis pelo case de sucesso de transmedia: Heroes - Evolutions. Em 2006 ele ajudou a lançar o departamento de Transmedia do seriado Heroes. No site do seriado na nbc você encontra: as revistas em quadrinhos, jogos, quiz, sites oficiais de alguns personagens e histórias, websérie, Heroes wiki etc.


Vídeos




Comentários

  1. achei muito interessnte essa matéria, além das pessoas poderem interagir mais com os personagens queridos é uma forma de fazer com que a história seja mais divulgada abrangindo um número maior de pessoas e beneficiando os criadores delas. Adorei o post

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana