Pular para o conteúdo principal

Destaques

Behind Every Star: Drama coreano sobre uma agência de artistas e seus bastidores

Para quem tem curiosidade sobre os bastidores do mundo dos profissionais que trabalham com artistas, o drama coreano Behind Every Star mostra como os funcionários de uma agência de celebridades lida com os problemas e perrengues causados pelos famosos representados por eles. Lançado em 2022 , o dorama está disponível na Netflix .  Por trás de toda atuação, há artistas temperamentais em Behind Every Star e cabe aos funcionários tentarem entender seus caprichos, como a quebra de contratos em cima da hora, alguma exigência ou demanda que o artista tenha para participar de determinada produção e até mesmo como eles precisam lidar com seus bloqueios e medos. O dorama nos faz pensar no lado humano por trás dos profissionais, bem como na exaustão física e mental que seus cargos exigem e no medo do julgamento – tão comum e retratado nas produções sul-coreanas.  Além da burocracia do mundo artístico, os agentes também lidam com problemas pessoais entre os profissionais, como divergências entre

"As características de um Jornal On-line"

Em seu artigo: "As características de um Jornal On-line" a mestranda em comunicação Ivone Matiko Ivassaki Deus explica que com este trabalho pretende "descrever as características que são importantes para um jornal on-line e ao mesmo tempo mostrar que um jornal não pode perder a sua natureza, que é a disseminação da informação".

Ivone Ivassaki fala sobre o jornalismo online no Brasil e complementa: "No Brasil o primeiro jornal on-line que surgiu foi o Jornal do Brasil, em 1995". De acordo com a autora, este jornal tinha como modelo os jornais dos EUA, local onde começou essa forma de jornalismo.

Os primeiros jornais online transcreviam as notícias dos jornais impressos para o meio virtual. "Hoje isto ainda é muito comum", afirma Ivassaki.

Outro destaque para o jornalismo online brasileiro foi a criação em 1996 do Universo Online (UOL), que foi o primeiro jornal em tempo real em língua portuguesa, suas informações vinham de agências de notícias e de sua própria redação.

A autora ressalta que os profissionais que querem trabalhar com jornalismo on-line devem utilizar os recursos que tornam esta forma de fazer jornalismo mais atraente, como os recursos gráficos, aúdios, vídeos e elementos interativos.

"O jornalismo on-line caminha muito mais rápido do que o jornalismo convencional, portanto, os profissionais devem estar preparados para receberem esta nova forma de disseminar a notícia. Eles devem estar preparados quanto ao uso do computador, devem ser cuidadosos e checar as fontes das notícias para não cometer enganos", explica a mestranda.

Hipertextualidade

Ivassaki aborda em seu artigo que no jornal on-line a leitura não é linear. A utilização da hipertextualidade tem como função fragmentar os textos, caso o leitor ache interessante o assunto, ele poderá continuar lendo mais informações.

Multimídia

A multimídia diferencia o jornal on-line das outras plataformas midiáticas. Para a autora, a utilização destes recursos é atraente para o leitor. E ela ressalta que atualmente as melhores publicações digitais disponibilizam dados e informações complementares que ficaram de fora da edição em papel.

"Além de matérias exclusivas para a rede mundial com links, aúdios, vídeos, animações e outros elementos de multimídia". Ivassaki diz que estes recursos dão maior compreensão para o leitor, do que somente a leitura.

Interatividade

A autora diz que a interatividade é importante, pois quanto mais interativo o jornal, mais o leitor passa a querer se comunicar com a redação e compreender mais o jornal." A interação entre jornalista e leitor é um recurso que a internet possibilita, neste caso o leitor pode mandar e receber notícias, mandar e receber sugestões, mandar críticas".

Os jornais na internet também estão personalizando as páginas, de acordo com as informações que interessam o leitor. Através da interatividade, a autora explica que é possível emitir e receber informações através do mesmo meio.

Acesse o artigo na íntegra

Comentários

Mais lidas da semana