Pular para o conteúdo principal

Destaques

Indefinível

Em um ano tudo poderia acontecer, inclusive nada. Era no novo que havia encontrado conforto e feito as pazes com o passado. Tudo igual, tudo diferente. Tudo novo, tudo velho. Tudo pouco, tudo muito. Assim andavam pelos extremos. Como definir o indefinível? Como encontrar as caixas certas? Não havia resposta certa nem errada. Tudo o que sabia é que mesmo sem se dar conta, tudo havia mudado.  Encontrar conforto no novo não era fácil. Há uma parte de nós que prefere a dor conhecida do que o novo. Há uma tentação de se perder na nostalgia, mas havia aprendido que a resposta estava no aqui e agora. Escrevia para dar sentido ao que ainda buscava respostas. Escrevia para se lembrar de como as coisas poderiam mudar, mesmo quando tentamos negar ou esconder. Escrevia para agradecer. Escrevia.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano:  O Círcu...

Blogs & Jornalismo

"Blogs e jornalismo: uma nova etapa na construção jornalística, artigo da jornalista Eliane Cristina Gomes de Medeiro, discute a utilidade dos blogs na construção do jornalismo, de que forma os blogs estão sendo usados de forma criativa na produção de notícias e como esta ferramenta pode encurtar a distância entre o jornalista (produtor de conteúdos) e a audiência (público).

De acordo com a autora, no século XXI a Web 2.0, que conta com uma participação e colaboração dos usuários na construção de conteúdos, ocorre uma popularização dos blogs. Ferramenta que no começo eram usados como diários virtuais, foram apropriados pelos jornalistas para a divulgação de informações, críticas e opiniões dos autores.

Webjornalismo
Eliane Medeiro explica que o Webjornalismo tem pouco mais de dez anos e que passou por três etapas de desenvolvimento dos veículos noticiosos para a web, sendo estas:

¹ "transposição do modelo impresso para o digital";

² "alguns elementos específicos da web passam a ser agregados à notícia online, embora esta continue seguindo o padrão de texto da edição impressa. Nessa fase passam a ser usados recursos de hipermídia";

³ "as publicações online incorporam a hipermídia à produção do texto, aprofundando a hipertextualidade e a multimodalidade permitidas pela convergência das mídias digitais. Passa a ser levada em conta a possibilidade de distribuição do conteúdo para outras plataformas, como telefones celulares e handhelds. Ao mesmo tempo, a notícia ganha interconexão para além do material de apoio e menus de navegação"

Blogs & Jornalismo
A jornalista diz em seu artigo que o blog pode ser utilizado para o jornalismo participativo, visto que se mostram como ambientes de reciprocidade para a troca de informações, diálogo e construção coletiva.

Ainda de acordo com Medeiro, a Internet traz um diferencial em relação aos outros meios de comunicação de massa convencionais, pois possibilita "a participação ativa, em tempo real, dos leitores que passam a comentar a informação e contribuir com ela."

"A relação entre jornalista e leitor na blogosfera difere em muito da relação existente entre eles na mídia convencional (seja impressa, radio ou televisão). Nos blogs há uma troca constante de dados, a produção e o compartilhamento da informação vão muito além da transmissão pura e simples", ressalta a jornalista.

Para concluir, Medeiro diz que os jornalistas estão utilizando os blogs para produção, divulgação, consumo de notícias, para aumentar a visibilidade de seu trabalho, dialogar com o público e  publicação de idéias sem a censura convencional dos veículos onde atuam.

"É preciso compreender que a internet trouxe novas formas de se produzir informação, transformando o webjornalismo em um imenso caleidoscópio de possibilidades: a convergência de áudio, vídeo e texto, a não linearidade do hipertexto, a interatividade da multimídia e a velocidade de giro. A transformação de todos esses recursos citados em conteúdos noticiosos de qualidade é hoje o grande desafio do jornalismo", finaliza.

Acesse o artigo na íntegra

Leia também:
"Blogueiro é jornalista? Não sei. O que importa é a relevância da notícia", diz Chris Anderson, da Wired

Mais lidas da semana