Pular para o conteúdo principal

Destaques

Um Natal diferente

Um Natal diferente. Um Natal sem carregar velhos fantasmas do passado, para se permitir viver o aqui e agora e encerrar um ciclo que já precisava ter encerrado faz tempo. Talvez por fora tudo fosse igual. Talvez tudo parecesse diferente. Mas a verdade era que alguns vínculos se tornavam pesados demais e não valiam a pena manter. Não, nenhuma relação unilateral valia o tempo. Escrevia para se lembrar o quanto algo assim parecia impossível há uns anos. Escrevia para dizer que pouco a pouco havia aprendido a se libertar. Se importava menos com o que os outros pensavam e focava nos próprios limites. Seria um Natal diferente, como deveria ser há anos. Algumas relações se desgastam com o tempo e não têm salvação, não importa o quanto você tente encaixar. De tanto ir deixando ir aos poucos ao longo dos anos, finalmente havia chegado a hora de se soltar de uma vez por todas. Escrevia para dizer o quanto era libertador e que não havia espaço para arrependimento, aliás, recomendava o mesmo ao ou...

Resenha: Pensamento ético contemporâneo – Jacqueline Russ

Em seu livro: "Pensamento ético contemporâneo", a autora e doutora em filosofia e ciências humanas Jacqueline Russ  introduz as diferenças entre os termos ética e moral, ética e modernidade, a morte das ideologias, o individualismo, as novas tecnologias e a nova ética.

O que é ética

Russ acredita que para entender os princípios da ética contemporânea é necessário antes entender as concepções globais de alguns filósofos, portanto, a autora dedica a primeira parte do livro para as influências dos filósofos: Spinoza, Kant, Nietzsche, Wittgenstein e Heidegger.

A segunda parte do livro fala sobre os princípios e trata desde a definição da palavra, os princípios clássicos até o novo princípio, o de comunicação. A doutora em filosofia traz uma série de reflexões durante o livro, uma destas reflexões é a de como é possível organizar os diferentes princípios para fundar a ética.

"As éticas de nosso tempo", terceira parte do livro, aborda vários valores éticos e pensadores da área. Algumas visões filosóficas, muitas vezes, se contrapõem, porém existem aquelas que se complementam. Para falar da ética na contemporaneidade, Russ passa pela religião, ciência, moral e ética, civilização tecnológica, retorna às éticas iluminadas das civilizações greco-romana, as bases naturais, relaciona a ética e a política e fala sobre o ensaio de Gilles Lipovetsky, "O crepúsculo do dever".


Jacqueline Russ conclui que a ética do pensamento do nosso tempo está voltado para a razão universal, ou seja, na possibilidade de se discursar argumentos racionais e achar um consenso. Sendo esta característica, de acordo com a autora, um dos núcleos mais ricos e fecundos da ética contemporânea.

A última parte do livro está direcionada às éticas aplicadas, estas que são responsáveis por polêmicas e contradições. A bioética, a ética do meio ambiente, a ética do business, a ética das mídias e a ética da política, são algumas das éticas práticas de nosso tempo retratadas no livro.

Confira também o vídeo sobre Ética e responsabilidade social no jornalismo produzido pelas alunas de Jornalismo da FEF: Elissandra Monfardine, Camila Ribeiro, Gleice Castrequini e Maria Silva dos Santos.

Mais lidas da semana