Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dias de Isolamento, Estímulos e Tédio: Vidas Importam (Coronavírus) | Ben Oliveira

Mesmo para alguém no espectro autista (lembrando que não existem dois autistas iguais e há uma ampla variedade neurológica e de personalidade), os dias de isolamento não são necessariamente confortáveis.


Gostar de ficar em casa e precisar de tempo sozinho para recarregar as energias, não significa que autistas também não gostem de ver pessoas – muitos adoram andar ao ar livre. As pessoas confundem autismo, introversão, timidez e misantropia (aversão às pessoas).

O que eu queria falar é sobre a importância de se ocupar com o que te estimula. Na correria do dia a dia, todos abrimos mão daquilo que gostamos de fazer e do que nem sabíamos que gostamos. Além de ler e jogar, nesses dias aproveitei para organizar as coisas e brincar com as tintas e colas.

Deveria estar escrevendo mais, mas confesso que estou gostando de estimular outras áreas que estavam adormecidas. Sim, tenho muitos momentos de tédio, mas não acho que colocar a vida de outras pessoas em risco possa compensá-los.

Por outro …

10 habilidades que um estudante de jornalismo deve aprender

No site Clases de Periodismo, escola virtual de jornalismo digital para América Latina, lançada em novembro de 2009 pela jornalista Esther Vargas, Jorge Tirzo diz 10 habilidades que um estudante de jornalismo deve aprender fora de aula.

1- Dominar a redação jornalística

2- Saber contar históricas

3- Diferenciar opinião e informação

4- Aprender a  faze reportagens no estilo 2.0

5- Interação com a comunidade

6- Respeito aos diretos do autor

7- Pensar no idioma da internet

8- Manejo de câmera de vídeo e gravador digital

9- Edição de aúdio e vídeo

10- Manter-se atualizado

Além destas habilidades, o autor sugere: domínio de idiomas, boa ortografia, saber editar textos, manejo de situações de estresse e bagagem cultural ampliada com uma perspectiva global.

Confira o post na íntegra no Clases de Periodismo

Comentários