Pular para o conteúdo principal

Destaques

Murder By The Coast: Documentário espanhol da Netflix sobre casos de jovens assassinadas traz dilemas éticos

Murder By The Coast (Homicídio na Costa do Sol/El caso Wanninkhof - Carabantes) é um ótimo documentário de crimes para quem deseja entender os impactos do julgamento antecipado pela imprensa sobre casos mal investigados, influenciando a opinião pública, quando só existem indícios, mas nenhuma prova. Lançado pela Netflix em 2021, o filme espanhol foi dirigido por Tània Balló e roteirizado por Gonzalo Berger . Em mais de 20 anos, muita coisa mudou no mundo. Mas há outras que ainda servem como ótimo exemplo de erros e acertos, especialmente no que diz respeito aos casos criminais, opiniões públicas, preconceitos e faltas de evidências. O documentário traz o caso da adolescente Rocío Wanninkhof que foi assassinada em 1999 e na ansiedade para encontrar um culpado, diante da falta de informações concretas, tudo toma um rumo que se fossem contar, poderiam jurar que se trata de um enredo de ficção. Os depoimentos de profissionais envolvidos ou que estudaram o caso só enriquecem o documentári

CENP: Autorregulamentação Publicitária

Cumprir normas nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente em um mercado polêmico como o publicitário. Para se certificar que as agências publicitárias estão cumprindo as Normas-Padrão da Atividade Publicitária, documento que define as condutas e regras das melhores práticas éticas e comerciais entre os principais agentes da publicidade brasileira, o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) foi criado pelo mercado publicitário em 1998.


O CENP é uma associação cívil sem fins lucrativos, fundado pelos seguintes órgãos de comunicação: Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Central de Outdoor.

A entedidade sediada em São Paulo (SP) tem como missão defender o modelo brasileiro da indústria da propaganda, inibindo as práticas anti concorrenciais, estimulando a adoção das melhores práticas comerciais, tendo como consequência uma melhor e mais adequada prestação de serviços entre os três agentes da propaganda.

Alguns dos objetivos do CENP são: defender a liberdade de expressão publicitária, defender a liberdade editorial e autonomia comercial dos veículos de comunicação, certificar as condições técnicas e funcionais das agências de propaganda, entre outras.

Maiores informações sobre o trabalho realizado pelo CENP, as Normas-Padrão da Atividade Publicitária, notícias, agências certificadas e outros documentos importantes, podem ser acessados no site da entidade http://www.cenp.com.br/.

Comentários

Mais lidas da semana