Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Jornalista colombiano dá dicas de fotojornalismo para iniciantes

Ajudar a credibilizar os dados textuais e transmitir informações de forma clara e objetiva são algumas das atividades do fotojornalismo. Para ajudar as pessoas que pretendem seguir esta área do jornalismo ou que são iniciantes, o jornalista e escritor Gustavo Lequerica-Calvo dá algumas dicas. Confira abaixo.

O colombiano ganhador do Prêmio D'Muestra: Best Journalistic Work da Universidad de Bogota explica que se você tem dificuldade em tirar fotos em uma festa de aniversário, capturar um momento pela cidade será mais difícil. "Você precisa cuidar do valor da informação e da composição de suas fotos, porque não há segunda oportunidade na área de fotojornalismo", ensina.

Gustavo Lequerica-Calvo diz que existem três passos básicos para obter uma boa foto e podem ser lembrados através do acrônimo N.O.T.

N = Narrativa: A justaposição de imagens e texto, para que eles possam ter uma harmonia ao leitor, e o leitor possa entender mais a mensagem da imagem facilmente.
O = Objetividade: O conteúdo e tom que você quer mostrar de acordo com o seu ponto de vista. Lembre-se que você está sendo objetivo, você não está expressando uma verdade geral, você está expressando suas idéias e valores através do seu trabalho.
T = Timeline:Todo produto da informação está ligado a uma data de vencimento. Dependendo do evento, a fotografia pode ter um curto espaço de tempo.


"Um dos mais fascinantes aspectos do jornalismo é contar a história da vida diária, pode ser através de palavras ou imagens, mas existem algumas formas de narrativas com base na imagem só, e uma dessas formas é o fotojornalista, a arte de contar uma história com uma imagem", argumenta.

Comentários

Mais lidas da semana