Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Jornalista colombiano dá dicas de fotojornalismo para iniciantes

Ajudar a credibilizar os dados textuais e transmitir informações de forma clara e objetiva são algumas das atividades do fotojornalismo. Para ajudar as pessoas que pretendem seguir esta área do jornalismo ou que são iniciantes, o jornalista e escritor Gustavo Lequerica-Calvo dá algumas dicas. Confira abaixo.

O colombiano ganhador do Prêmio D'Muestra: Best Journalistic Work da Universidad de Bogota explica que se você tem dificuldade em tirar fotos em uma festa de aniversário, capturar um momento pela cidade será mais difícil. "Você precisa cuidar do valor da informação e da composição de suas fotos, porque não há segunda oportunidade na área de fotojornalismo", ensina.

Gustavo Lequerica-Calvo diz que existem três passos básicos para obter uma boa foto e podem ser lembrados através do acrônimo N.O.T.

N = Narrativa: A justaposição de imagens e texto, para que eles possam ter uma harmonia ao leitor, e o leitor possa entender mais a mensagem da imagem facilmente.
O = Objetividade: O conteúdo e tom que você quer mostrar de acordo com o seu ponto de vista. Lembre-se que você está sendo objetivo, você não está expressando uma verdade geral, você está expressando suas idéias e valores através do seu trabalho.
T = Timeline:Todo produto da informação está ligado a uma data de vencimento. Dependendo do evento, a fotografia pode ter um curto espaço de tempo.


"Um dos mais fascinantes aspectos do jornalismo é contar a história da vida diária, pode ser através de palavras ou imagens, mas existem algumas formas de narrativas com base na imagem só, e uma dessas formas é o fotojornalista, a arte de contar uma história com uma imagem", argumenta.

Comentários

Mais lidas da semana