Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

O sucesso do Youtube e suas consequências

"A presença do Youtube nos media - Razões e consequências", artigo escrito pela jornalista Catarina Rodrigues, em 2007, trata sobre o Youtube, que foi considerado a melhor invenção de 2006 pela revista Time. Rodrigues busca compreender se este fenômeno pode concorrer com a televisão e quais as razões de sucesso do Youtube e possíveis consequências.

A autora explica que no período de um ano o Youtube alcançou uma enorme popularidade. "Programas televisivos, entrevistas, críticas, denúncias, discursos políticos, vídeos caseiros, curiosidades, tudo pode ser visto e partilhado, a qualquer hora e em qualquer lugar". Para Catarina Rodrigues, é importante realçar a participação ativa dos cidadãos na internet, porém ela lembra que o número de usuários que disponibilizam conteúdos no Youtube constituem uma minoria em relação ao número total de visitantes do site.

Os vídeos enviados pelos cidadãos-jornalistas têm ganhado espaço na mídia, principalmente na televisão onde a imagem é fundamental. Muitas vezes, durante um acontecimento repentino, as pessoas que estão próximas costumam registrar o momento e como a imprensa não gravou as imagens, que dão maior credibilidade ao fato, ela utiliza os registros enviados pelos cidadãos. Por exemplo, no dia 27 de fevereiro de 2010 aconteceu em Campo Grande (MS) uma enchente em vários pontos da cidade e as pessoas que estiveram presentes na principal avenida da cidade, Avenida Afonso Pena, gravaram vídeos no exato momento da enchente. A imprensa estaria impossibilitada de fazer o mesmo, já que devido a forte chuva alguns carros estavam sendo arrastados.


Exemplos como o mostrado acima mostram a importância de um canal de comunicação em que o usuário tem a liberdade de divulgar seus próprios conteúdos, sem a exigência de grandes conhecimentos técnicos.

A jornalista argumenta que muitos canais generalistas de televisão estão perdendo telespectadores. Os jovens, por exemplo, estão cada vez mais interessados pela comunicação via Internet, em que as possibilidades proporcionadas em frente à tela do computador são cada vez maiores.

"O jornalismo caracteriza-se pelo seu papel mediador, porque existe sempre um processo de selecção entre o que é ou não publicado, entre os acontecimentos e o público. Mas hoje em dia, qualquer cidadão pode publicar o que bem entender acerca de um determinado acontecimento", explica. Rodrigues acredita na importância da participação dos cidadãos, porém não deve-se haver jornalismo sem jornalistas. "Perante a enorme quantidade de informação a que temos acesso, o papel do jornalista como mediador é indiscutivelmente importante. A fronteira entre produzir e consumir informação está cada vez mais diluída, mas o papel do jornalista continua a ser fundamental", ressalta.

A velocidade e as novas fontes de informação são presentes no jornalismo atual. Apesar de muitos vídeos postados no Youtube não terem valor jornalísticos, Rodrigues explica que é necessário estar atento, pois trata-se de uma importante fonte de informação e de comunicação.


Outras vantagens do Youtube estão na possibilidade de complementar as informações de blogs com os vídeos, seja de entretenimento ou jornalismo, busca e seleção de informações, encontrar o que não se encontra nos meios de comunicação social, como programas censurados, programas que não serão reprisados ou até mesmo conteúdos originais. A interatividade e participação ativa dos cidadãos são relevantes para a comunicação.

Rodrigues conclui que o Youtube, site criado em fevereiro de 2005, líder na partilha de vídeos, é uma das ferramentas que melhor define a Web 2.0. "Uma revolução social que acontece de forma rápida e inevitável, por um lado, devido aos avanços tecnológicos, por outro, devido à própria predisposição dos cidadãos
para desta forma participarem e darem uso às várias ferramentas que têm ao seu dispor", argumenta.

Confira o artigo na íntegra

Comentários

Mais lidas da semana