Pular para o conteúdo principal

Destaques

Descanso consciente

 Descansar. Tudo o que conseguia pensar era em descansar. Estava exausto, mas sabia que fazia parte do processo de aprendizagem e tirava um tempo só para fazer nada. Era verdade que o cérebro estranhava no início. Cheio de estímulos, quando ficava em uma pausa sem estímulos, poderia sentir uma sensação de estranhamento, mas era tudo o que precisava. Era engraçado como só valorizamos algo quando parece que vamos perder. Então, não, não abriria mão do tempo de descanso, mesmo que o tempo fosse mínimo. Escrevia pensando nos dias que ainda estavam por vir. Escrevia pensando em dar um novo rumo para a própria história. Escrevia. Escrever era uma forma de ativar, mas também de aliviar a mente. E quando menos se dava conta, estava descansando. Precisava de um tempo para si mesmo. Já sabia o que acontecia quando entrava em sobrecarga mental. Agora queria experimentar um descanso consciente.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escritpa Mald...

A Construção de Identidade Digital pelos usuários na Web

O artigo escrito por Judy Lima Tavares "A Construção do Persona Digital: Nova Identidade Assumida pelos Integrantes da Web 2.0" aborda e discute a construção da identidade dos participantes da Web 2.0, através das interações, que podem ser tanto exibicionistas ou de exercício da cidadania no espaço digital.

A autora comenta sobre a horizontalização da produção e compartilhamento de conteúdo que aconteceu após a criação da Web 2.0, em que o internauta interage, debate suas idéias e estabelece novas conexões com outros usuários.

De acordo com Tavares, na internet existem dois principais personas (espécie de máscara irreal usadas pelos usuários na internet ): o persona produtor de conteúdo e o persona leitor de conteúdo. Um persona não exclui o outro, em pouco tempo um persona-leitor pode tornar-se um persona-produtor e vice-versa.

"O persona-produtor de conteúdo é a representação idealizada do indivíduo que constrói na e para Internet uma identidade virtual, a qual pode ser irreal e trazer atributos que valorizem sua imagem diante de outros personas, mesmo que estes atributos não possam trazer elementos verdadeiros de sua personalidade e individualidade", conceitua. Esta persona pode ser tanto pessoal (em busca da popularidade, externa momentos felizes ou os que adotam uma atitude diferente das que adotam na vida real) quanto profissional (perfis corporativos , identidades menos formais, busca dialogar com os clientes).

"O persona-leitor pode agir de acordo com suas necessidades de conteúdo a ser absorvida, as quais podem envolvem as diferentes áreas que compõem o ambiente da rede", articula. Estas personas (sem identidade interativa, recebem informações de seu interesse) atuam menos do que os produtores, mas são elementos fundamentais no processo de mudança na circulação e uso da informação. Um dos exemplos de persona-leitor é o usuário que cria perfil falso para observar as informações.

Para a autora, construir as personas nas redes sociais pode estar relacionado ao aumento do capital social com os outros usuários que interagem. Tavares ressalta que deve-se ter cautela ao se criar uma persona, pois se esta variar muito da identidade no campo real: "pode tornar-se um elemento desfavorável no campo social, pela construção idealizada e distorcida do 'eu digital'".

A internet possibilitou ao internauta atuar como cidadão-jornalista, através da produção de notícias sobre situações vividas em sua realidade social. De acordo com o artigo está cada vez mais fácil ao usuário produzir seus próprios conteúdos, graças à popularização de aparelhos que possuem diversas ferramentas, como câmeras fotográfica, câmera de vídeo, gravador de voz e conexão à internet.

Acesse o artigo na íntegra

Mais lidas da semana