Pular para o conteúdo principal

Destaques

Rede Sombria: Documentários sobre o lado tenebroso da tecnologia

Tecnologia, poder e controle. Se você gosta de Black Mirror e outras histórias de ficção científica, sem dúvidas vai se interessar pela série de documentários Rede Sombria (Dark Net), criada por Mati Kochavi para o canal Showtime, disponível no momento no catálogo da Netflix Brasil.


A série de duas temporadas e um total de 16 episódios aborda diferentes maneiras que a tecnologia foi/será incorporada no nosso dia a dia e quais são/serão seus impactos positivos e negativos e o lado sombrio do universo digital.

Privacidade, polarização, redes sociais, reconhecimento facial, inteligência artificial, relacionamentos virtuais, biohackeamento, crimes cibernéticos, moderadores de conteúdos da internet, abusos policiais, lavagem cerebral, segurança, realidade virtual, entre outros assuntos são discutidos em Rede Sombria.

Ao mesmo tempo em que a internet e a tecnologia podem ser ótimas ferramentas, nas mãos de pessoas mal-intencionadas muitas questões éticas e criminais ainda devem ser discutid…

Ebook: Como Escrever para a Web

"Como escrever para a Web: Elementos para a discussão e construção de manuais de redação online" é um livro de 223 páginas escrito pelo jornalista Guillermo Franco, traduzido pelo jornalista Marcelo Soares, em uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas em Austin.

Franco conta que para escrever à web é importante ter uma boa redação e uma boa edição. De acordo com o autor, a maioria dos textos na internet ainda não são adequados ao formato digital, muitas vezes, são divulgados conteúdos de qualquer fonte esquecendo-se da aparência e da usabilidade. "É preciso estruturar os textos para o ambiente digital tendo em mente o comportamento e os objetivos dos usuários".

O livro apresenta resultados contraditórios de pesquisas sobre o comportamento dos usuários na web:

- A leitura em profundidade em websites de jornais x a leitura breve e superficial;

- O primeiro ponto de destaque ao se entrar em um site de notícias;

- Os tipos de leitores: escaneadores (lêem superficialmente e escolhem os pontos de interesse no texto) e os que lêem palavra por palavra (afetado por fatores, como o nível de alfabetização e o tamanho da letra);

- Padrão com que os usuários percorrem a tela do computador.

A importância da usabilidade e da hierarquização do texto na Internet (estruturação) é abordada no livro. Uma das formas de se melhorar o conteúdo para a web é com um texto conciso, design escaneável e linguagem objetiva. Guillermo Franco explica que a pirâmide invertida é considerada a melhor estrutura de texto para o ambiente digital e ensina diferentes formas de utilizá-la, seja de maneira linear ou não-linear.

Algumas dicas:

- Evite frases longas (vírgulas desnecessárias, excesso do uso de 'que', fique atento a concordância), uso excessivo de parênteses, o uso de siglas (muitas vezes os leitores pulam por partes as informações e alguns leitores internacionais podem não entender o significado de determinada sigla);

- Substitua o itálico por aspas simples; utilize diferenciação por cores;

- Elimine repetições de informação;

- Use verbos fortes;

- Divida o texto em assuntos e identifique cada um deles com um intertítulo.

O livro também aborda: outras ferramentas, como os blogs e microblogs; os links de acesso às pesquisas originais; os resumos das principais pesquisas; vários exemplos; uma entrevista com o especialista em Experiência do Usuário e Líder de Redação para a Web do Nielsen Norman Group, Chris Nodder.

Download do Ebook: "Como escrever para a Web: Elementos para a discussão e construção de manuais de redação online"

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana