Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Ebook: Como Escrever para a Web

"Como escrever para a Web: Elementos para a discussão e construção de manuais de redação online" é um livro de 223 páginas escrito pelo jornalista Guillermo Franco, traduzido pelo jornalista Marcelo Soares, em uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas em Austin.

Franco conta que para escrever à web é importante ter uma boa redação e uma boa edição. De acordo com o autor, a maioria dos textos na internet ainda não são adequados ao formato digital, muitas vezes, são divulgados conteúdos de qualquer fonte esquecendo-se da aparência e da usabilidade. "É preciso estruturar os textos para o ambiente digital tendo em mente o comportamento e os objetivos dos usuários".

O livro apresenta resultados contraditórios de pesquisas sobre o comportamento dos usuários na web:

- A leitura em profundidade em websites de jornais x a leitura breve e superficial;

- O primeiro ponto de destaque ao se entrar em um site de notícias;

- Os tipos de leitores: escaneadores (lêem superficialmente e escolhem os pontos de interesse no texto) e os que lêem palavra por palavra (afetado por fatores, como o nível de alfabetização e o tamanho da letra);

- Padrão com que os usuários percorrem a tela do computador.

A importância da usabilidade e da hierarquização do texto na Internet (estruturação) é abordada no livro. Uma das formas de se melhorar o conteúdo para a web é com um texto conciso, design escaneável e linguagem objetiva. Guillermo Franco explica que a pirâmide invertida é considerada a melhor estrutura de texto para o ambiente digital e ensina diferentes formas de utilizá-la, seja de maneira linear ou não-linear.

Algumas dicas:

- Evite frases longas (vírgulas desnecessárias, excesso do uso de 'que', fique atento a concordância), uso excessivo de parênteses, o uso de siglas (muitas vezes os leitores pulam por partes as informações e alguns leitores internacionais podem não entender o significado de determinada sigla);

- Substitua o itálico por aspas simples; utilize diferenciação por cores;

- Elimine repetições de informação;

- Use verbos fortes;

- Divida o texto em assuntos e identifique cada um deles com um intertítulo.

O livro também aborda: outras ferramentas, como os blogs e microblogs; os links de acesso às pesquisas originais; os resumos das principais pesquisas; vários exemplos; uma entrevista com o especialista em Experiência do Usuário e Líder de Redação para a Web do Nielsen Norman Group, Chris Nodder.

Download do Ebook: "Como escrever para a Web: Elementos para a discussão e construção de manuais de redação online"

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana