Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Flores para Algernon – Daniel Keyes

Nossas percepções do mundo são moldadas por nossas habilidades cognitivas, o que, muitas vezes, também formam a visão que os outros têm de nós, especialmente em sociedades em que as pessoas têm dificuldade de ter empatia e respeito por pessoas diferentes. No livro Flores para Algernon (Flowers for Algernon), o escritor Daniel Keyes narra a história de Charlie, um rapaz com deficiência intelectual grave (no livro descrito como retardo mental) que é convidado a participar de uma cirurgia capaz de aumentar seu quociente de inteligência. No Brasil, a obra foi publicada pela Editora Aleph, em 2018, com tradução de Luisa Geisler.


Compre o livro Flores para Algernon (Daniel Keyes): https://amzn.to/2K4J7AR

Flores para Algernon é uma leitura desconfortável, já que à medida que o personagem principal toma consciência da maneira que ele é tratado pelos outros, é difícil não sentir sua dor e refletir sobre como o preconceito e a discriminação estão enraizados na sociedade.

Quem você se torna quand…

Ebook: Como Escrever para a Web

"Como escrever para a Web: Elementos para a discussão e construção de manuais de redação online" é um livro de 223 páginas escrito pelo jornalista Guillermo Franco, traduzido pelo jornalista Marcelo Soares, em uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas em Austin.

Franco conta que para escrever à web é importante ter uma boa redação e uma boa edição. De acordo com o autor, a maioria dos textos na internet ainda não são adequados ao formato digital, muitas vezes, são divulgados conteúdos de qualquer fonte esquecendo-se da aparência e da usabilidade. "É preciso estruturar os textos para o ambiente digital tendo em mente o comportamento e os objetivos dos usuários".

O livro apresenta resultados contraditórios de pesquisas sobre o comportamento dos usuários na web:

- A leitura em profundidade em websites de jornais x a leitura breve e superficial;

- O primeiro ponto de destaque ao se entrar em um site de notícias;

- Os tipos de leitores: escaneadores (lêem superficialmente e escolhem os pontos de interesse no texto) e os que lêem palavra por palavra (afetado por fatores, como o nível de alfabetização e o tamanho da letra);

- Padrão com que os usuários percorrem a tela do computador.

A importância da usabilidade e da hierarquização do texto na Internet (estruturação) é abordada no livro. Uma das formas de se melhorar o conteúdo para a web é com um texto conciso, design escaneável e linguagem objetiva. Guillermo Franco explica que a pirâmide invertida é considerada a melhor estrutura de texto para o ambiente digital e ensina diferentes formas de utilizá-la, seja de maneira linear ou não-linear.

Algumas dicas:

- Evite frases longas (vírgulas desnecessárias, excesso do uso de 'que', fique atento a concordância), uso excessivo de parênteses, o uso de siglas (muitas vezes os leitores pulam por partes as informações e alguns leitores internacionais podem não entender o significado de determinada sigla);

- Substitua o itálico por aspas simples; utilize diferenciação por cores;

- Elimine repetições de informação;

- Use verbos fortes;

- Divida o texto em assuntos e identifique cada um deles com um intertítulo.

O livro também aborda: outras ferramentas, como os blogs e microblogs; os links de acesso às pesquisas originais; os resumos das principais pesquisas; vários exemplos; uma entrevista com o especialista em Experiência do Usuário e Líder de Redação para a Web do Nielsen Norman Group, Chris Nodder.

Download do Ebook: "Como escrever para a Web: Elementos para a discussão e construção de manuais de redação online"

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana