Pular para o conteúdo principal

Destaques

Escrita além dos benefícios

Escrevia para não ter que ficar engolindo sempre as emoções. Escrevia para processar os pensamentos e as emoções. Escrevia para entrar em contato com sua voz interior. Escrevia. Muitas vezes, era somente quando estava escrevendo que se dava conta melhor das coisas que estavam acontecendo. Escrevia, pois era humano, e sabia que deveria encarar suas fragilidades. Escrevia para encontrar momentos de paz ao longo da semana. Escrever tinha muitos benefícios, mas ainda que não tivessem, continuaria a escrever, era mais forte do que ele. Escrevia pelo prazer de escrever e também para que outros pudessem ler e se identificarem de alguma forma ou outra. O que faria sem a escrita? Não fazia ideia. Era tão parte dele quanto qualquer traço de personalidade que não conseguia mudar. Escrever se tornara parte da sua vida há tanto tempo que poderia abrir mão de outras coisas, mas não abriria da escrita. É sempre encarando a página em branco que as coisas começam a ganhar sentido. Sempre uma palavra pu...

Uso de Podcasts na Educação

'Podcast em educação: um contributo para o estado da arte', artigo de João Batista Bottentuit Junior e Clara Pereira Coutinho aborda o podcast como processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância ou como complemento ao ensino presencial.

De acordo com os autores do artigo, o avanço da tecnologia permite cada vez mais uma transmissão de dados mais interativa e mais ágil, o que é ótimo devido a escassez do tempo e possibilita, por exemplo, a utilização do podcast pelos professores no processo de educação. "O podcast permite ao professor disponibilizar materiais didáticos como aulas, documentários e entrevistas em formato áudio que podem ser ouvidos pelos estudantes a qualquer hora do dia e em qualquer espaço geográfico", explicam. Com os dispositivos móveis, os alunos podem fazer o download dos aúdios e interagir com os professores através de comentários.

Três termos relacionados aos podcats são explicados pelos autores: Podcasts são arquivos de áudio disponibilizados em uma página, site ou local para carregamento; Podcasting é o ato de gravar ou divulgar os arquivos na web; Podcaster é o indivíduo que produz o conteúdo em formato de áudio. Em seu início, os podcasts estavam relacionados a programas musicais, porém atualmente eles são utilizados em diversos contextos, como conteúdo de reuniões, programas jornalísticos e de entretenimento, programas de caráter científico e educacionais.

Bottentuit e Coutinho explicam que não existe um modelo de ensino ideal, e o podcast é mais uma ferramenta disponível para ser utilizada no contexto pedagógico, com seus atributos específicos e diferenciais que devem ser combinados com outros métodos e ferramentas para melhorar a aprendizagem dos alunos.

No artigo você confere dicas de criação, gravação e edição de podcasts, e três estudos em que os podcasts foram utilizados na educação e deram resultados satisfatórioas, algumas vezes, ultrapassando os limites da sala de aula.

Acesse o artigo na íntegra

Mais lidas da semana