Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Candyman – Clive Barker

Um presente para os leitores de Clive Barker, assim é a edição para colecionadores de Candyman, publicada pela editora DarkSide Books, em janeiro de 2019, com tradução de Eduardo Alves e posfácio de Carlos Primati.


Encontre o livro Candyman (Clive Barker): https://amzn.to/2ZdA32y

Candyman (The Forbidden) é um conto, portanto a leitura é enxuta, mas envolvente, e transporta o leitor para o clima de lendas urbanas. Embora já não sejam mais comuns na tradição oral e tenham ganhado o ambiente virtual, histórias sobre acontecimentos assustadores e questionáveis fazem parte da existência humana.

Com uma atmosfera sombria e mais urbana, Clive Barker leva o leitor ao gueto, onde a violência e a criminalidade por si só já contrastam com a realidade de outros bairros da cidade e acabam tão banalizadas que a história faz a personagem principal, Helen, se interessar pelo caso contado por uma das moradoras.

“E as histórias que contaram para ela – seriam confissões de crimes não cometidos, relatos do …

Uso de Podcasts na Educação

'Podcast em educação: um contributo para o estado da arte', artigo de João Batista Bottentuit Junior e Clara Pereira Coutinho aborda o podcast como processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância ou como complemento ao ensino presencial.

De acordo com os autores do artigo, o avanço da tecnologia permite cada vez mais uma transmissão de dados mais interativa e mais ágil, o que é ótimo devido a escassez do tempo e possibilita, por exemplo, a utilização do podcast pelos professores no processo de educação. "O podcast permite ao professor disponibilizar materiais didáticos como aulas, documentários e entrevistas em formato áudio que podem ser ouvidos pelos estudantes a qualquer hora do dia e em qualquer espaço geográfico", explicam. Com os dispositivos móveis, os alunos podem fazer o download dos aúdios e interagir com os professores através de comentários.

Três termos relacionados aos podcats são explicados pelos autores: Podcasts são arquivos de áudio disponibilizados em uma página, site ou local para carregamento; Podcasting é o ato de gravar ou divulgar os arquivos na web; Podcaster é o indivíduo que produz o conteúdo em formato de áudio. Em seu início, os podcasts estavam relacionados a programas musicais, porém atualmente eles são utilizados em diversos contextos, como conteúdo de reuniões, programas jornalísticos e de entretenimento, programas de caráter científico e educacionais.

Bottentuit e Coutinho explicam que não existe um modelo de ensino ideal, e o podcast é mais uma ferramenta disponível para ser utilizada no contexto pedagógico, com seus atributos específicos e diferenciais que devem ser combinados com outros métodos e ferramentas para melhorar a aprendizagem dos alunos.

No artigo você confere dicas de criação, gravação e edição de podcasts, e três estudos em que os podcasts foram utilizados na educação e deram resultados satisfatórioas, algumas vezes, ultrapassando os limites da sala de aula.

Acesse o artigo na íntegra

Comentários

Mais lidas da semana