Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dias de Isolamento, Estímulos e Tédio: Vidas Importam (Coronavírus) | Ben Oliveira

Mesmo para alguém no espectro autista (lembrando que não existem dois autistas iguais e há uma ampla variedade neurológica e de personalidade), os dias de isolamento não são necessariamente confortáveis.


Gostar de ficar em casa e precisar de tempo sozinho para recarregar as energias, não significa que autistas também não gostem de ver pessoas – muitos adoram andar ao ar livre. As pessoas confundem autismo, introversão, timidez e misantropia (aversão às pessoas).

O que eu queria falar é sobre a importância de se ocupar com o que te estimula. Na correria do dia a dia, todos abrimos mão daquilo que gostamos de fazer e do que nem sabíamos que gostamos. Além de ler e jogar, nesses dias aproveitei para organizar as coisas e brincar com as tintas e colas.

Deveria estar escrevendo mais, mas confesso que estou gostando de estimular outras áreas que estavam adormecidas. Sim, tenho muitos momentos de tédio, mas não acho que colocar a vida de outras pessoas em risco possa compensá-los.

Por outro …

Uso de Podcasts na Educação

'Podcast em educação: um contributo para o estado da arte', artigo de João Batista Bottentuit Junior e Clara Pereira Coutinho aborda o podcast como processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância ou como complemento ao ensino presencial.

De acordo com os autores do artigo, o avanço da tecnologia permite cada vez mais uma transmissão de dados mais interativa e mais ágil, o que é ótimo devido a escassez do tempo e possibilita, por exemplo, a utilização do podcast pelos professores no processo de educação. "O podcast permite ao professor disponibilizar materiais didáticos como aulas, documentários e entrevistas em formato áudio que podem ser ouvidos pelos estudantes a qualquer hora do dia e em qualquer espaço geográfico", explicam. Com os dispositivos móveis, os alunos podem fazer o download dos aúdios e interagir com os professores através de comentários.

Três termos relacionados aos podcats são explicados pelos autores: Podcasts são arquivos de áudio disponibilizados em uma página, site ou local para carregamento; Podcasting é o ato de gravar ou divulgar os arquivos na web; Podcaster é o indivíduo que produz o conteúdo em formato de áudio. Em seu início, os podcasts estavam relacionados a programas musicais, porém atualmente eles são utilizados em diversos contextos, como conteúdo de reuniões, programas jornalísticos e de entretenimento, programas de caráter científico e educacionais.

Bottentuit e Coutinho explicam que não existe um modelo de ensino ideal, e o podcast é mais uma ferramenta disponível para ser utilizada no contexto pedagógico, com seus atributos específicos e diferenciais que devem ser combinados com outros métodos e ferramentas para melhorar a aprendizagem dos alunos.

No artigo você confere dicas de criação, gravação e edição de podcasts, e três estudos em que os podcasts foram utilizados na educação e deram resultados satisfatórioas, algumas vezes, ultrapassando os limites da sala de aula.

Acesse o artigo na íntegra

Comentários