Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: O Sol Ainda Brilha – Anthony Ray Hinton

Liberdade é uma palavra duvidosa, mas talvez faça mais sentido quando somos mais privados dela ainda. No livro O Sol Ainda Brilha (The Sun Does Shine), escrito por Anthony Ray Hinton com Lara Love Hardin, o leitor é apresentado à história trágica de um homem que passou 30 anos no corredor da morte por assassinatos que não cometeu. A obra foi publicada no Brasil pela Editora Vestígio, em 2019, com tradução de Luis Reyes Gil.


Compre o livro O Sol Ainda Brilha (Anthony Ray Hinton com Lara Love Hardin): https://amzn.to/2qLwYeP

Quem poderá dizer que é realmente livre? Ou que acredita que a justiça sempre acerta? O Sol Ainda Brilha pode servir como um conto caucionário sobre o sistema judiciário, especialmente em regiões com penas mais severas. O autor nos faz refletir sobre a existência de outras pessoas inocentes que também foram mandadas para o corredor da morte.

“Os sons à noite davam a impressão de se estar no meio de um filme de horror – criaturas rastejando, homens gemendo, gritando ou…

Uso de Podcasts na Educação

'Podcast em educação: um contributo para o estado da arte', artigo de João Batista Bottentuit Junior e Clara Pereira Coutinho aborda o podcast como processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância ou como complemento ao ensino presencial.

De acordo com os autores do artigo, o avanço da tecnologia permite cada vez mais uma transmissão de dados mais interativa e mais ágil, o que é ótimo devido a escassez do tempo e possibilita, por exemplo, a utilização do podcast pelos professores no processo de educação. "O podcast permite ao professor disponibilizar materiais didáticos como aulas, documentários e entrevistas em formato áudio que podem ser ouvidos pelos estudantes a qualquer hora do dia e em qualquer espaço geográfico", explicam. Com os dispositivos móveis, os alunos podem fazer o download dos aúdios e interagir com os professores através de comentários.

Três termos relacionados aos podcats são explicados pelos autores: Podcasts são arquivos de áudio disponibilizados em uma página, site ou local para carregamento; Podcasting é o ato de gravar ou divulgar os arquivos na web; Podcaster é o indivíduo que produz o conteúdo em formato de áudio. Em seu início, os podcasts estavam relacionados a programas musicais, porém atualmente eles são utilizados em diversos contextos, como conteúdo de reuniões, programas jornalísticos e de entretenimento, programas de caráter científico e educacionais.

Bottentuit e Coutinho explicam que não existe um modelo de ensino ideal, e o podcast é mais uma ferramenta disponível para ser utilizada no contexto pedagógico, com seus atributos específicos e diferenciais que devem ser combinados com outros métodos e ferramentas para melhorar a aprendizagem dos alunos.

No artigo você confere dicas de criação, gravação e edição de podcasts, e três estudos em que os podcasts foram utilizados na educação e deram resultados satisfatórioas, algumas vezes, ultrapassando os limites da sala de aula.

Acesse o artigo na íntegra

Comentários

Mais lidas da semana