Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

'Mídias Sociais: Impactos e Oportunidades para o Marketing Corporativo'

Em seu livro 'Mídias Sociais: Impactos e Oportunidades para o Marketing Corporativo' (Editora Com2B, 2010), o estatístico Fabrício Saad orienta como as empresas podem usar as mídias sociais para avaliar os riscos e usos de diferentes redes sociais, conquistar e fidelizar o consumidor com transparência, planejar estratégias e engajar colaboradores.

Fabricio Saad é graduado em estatística com pós em marketing pela FGV e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Possui 12 anos de experiência como executivo de marketing, é consultor de marketing digital, estudioso da área e palestrante.

Saad conta que as mídias sociais permitem o acesso, produção e compartilhamento de informações entre diferentes pessoas, de diferentes lugares do mundo. Segundo o autor, um dos subconjuntos das mídias sociais são as redes sociais, em que os usuários criam seus perfis, se reúnem e interagem entre si.

Fabrício Saad dá dicas de como as empresas podem usar as mídias sociais para melhorar a comunicação com os clientes, conhecer o público-alvo, gerar resultados, além de trazer dados numéricos sobre as mídias sociais no Brasil.

De forma resumida, o autor cita e descreve diferentes tipos de mídias sociais e exemplos, veja alguns: rede sociais (ex: Facebook, Orkut, LinkedIn); plataformas de compartilhamento (ex: Youtube, Flickr, SlideShare); microbloggins (ex: Twitter); social games (ex: Farmville [Facebook], Colheita Feliz [Orkut]; Agregadores (ex: Digg, Delicious) e SMO (ex: Meadiciona.com).

A evolução tecnológica fez com que os consumidores também se transformassem. Saad conta sobre os neoconsumidores, que são marcados pelo comércio eletrônico, mobilidade, fidelidade e rentabilidade, mostra o processo de evolução dos consumidores, aborda cada uma das etapas evolutivas e caracteriza o neomercado e seus impactos.

Cada empresa está engajada de forma diferente nas mídias sociais, algumas estão presentes em diferentes tipos de mídias sociais, enquanto outras estão apenas começando. O autor comenta como as empresas reagiram a este novo contexto: no início, com a contratação de advogados para contratar os consumidores que criticavam seus serviços e produtos; Depois de forma reativa, criaram serviços de atendimento ao consumidor digital; Atualmente, com pro-atividade e viralização de conteúdos. Sadd também analisa os custos, recursos humanos, infra-estrutura e regulamentação relativos às mídias sociais no Brasil.

O livro enxuto, com apenas 92 páginas, bastante objetivo, ainda traz alguns cases de sucesso e infográficos sobre mídias sociais, manual de boas práticas de marketing corporativo nas redes sociais e uma lista de eventos e sites de referência sobre o tema.

Recomendo o livro aos empresários que ainda não se deram conta do potencial das mídias sociais, aos profissionais que estão trabalhando nesta área relativamente nova, aos estudantes das áreas de comunicação e tecnologia e aos que têm interesse em aprender mais sobre o assunto.

Comentários

  1. Olá, Ben

    Legal a sua dica sobre o livro do Fabrício Saad , gostei. Também faço parte do Grupo Papos na Rede, é muito bom saber que tem mais alguem além de mim aqui do Estado participando do grupo. Gostaria de poder trocar umas ideias com você, e aprender mais um pouco.

    Abraços.

    Liany Oliveira Lima

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentario sobre o livro de Fabricio Saad. Me motivou a compra-lo... O tema eh apaixonante e o autor parece ser conhecido estudioso no assunto. Valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana