Rede de apoio
Reaprender a aproveitar os dias de calma. Ocupar a mente com coisas boas. Ter confiança de que nem tudo precisa se repetir, que a ansiedade pode ser muito mais do que um incômodo, mas conduzir para o caminho errado.
Estar no escuro e estar cercado de alarmes podem ser terríveis. É preciso uma dose de equilíbrio para que os dias voltem a se tornar leves.
Às vezes, o viés pode atrapalhar. Os padrões podem dar falsos positivos. É preciso paciência para identificar as coisas como elas são e não enxergar um padrão em tudo.
Muitas vezes, é somente com uma rede de apoio que descansar se torna possível. Não ficar ansioso o tempo inteiro e criando cenários catastróficos também faz parte do tratamento. Deixar as coisas fluírem e abrir mão do controle total.
É somente ao abrir mão do controle que é possível respirar com calma. É somente quando se está seguro que é possível manter vínculos saudáveis. É somente ao aceitar que o excesso de controle era pior do que não ter qualquer controle.
Ia, então, se permitindo aproveitar o momento presente, sem lembrar o tempo inteiro dos problemas do passado. Era quando se permitia estar no presente que a vida se tornava leve. Não era como se as preocupações tivessem desaparecido. Era mais como aceitar que mesmo com a rigidez, era possível encontrar flexibilidade e perceber que essa paz era resultado de meses se permitindo mostrar como era e co não era. Aceitar que no lugar de se preocupar diariamente, poderia também fazer outras coisas e ir desenvolvendo a neuroplasticidade, até que a ansiedade não o incomodasse tanto e não precisasse se preocupar com pequenas coisas.
