Pular para o conteúdo principal

Destaques

A difícil arte de encerrar ciclos

A difícil arte de encerrar ciclos. Ciclos que já não funcionavam. Às vezes, não importa o quanto você tente, as coisas simplesmente não vão funcionar. Então, você decide que não quer para o seu próximo ano, as mesmas coisas que aguentou no ano passado e atual, você deseja mudanças. Só que falar em mudanças é fácil. Difícil é colocar em prática. Ver você se dando conta de que é capaz de coisas que antes sequer imaginaria. Deixar alguém para trás. Deixar alguém que não faz parte mais do seu presente. Deixar alguém que não faz parte dos pensamentos no futuro. Deixar alguém. Ia encerrando ciclo após ciclo, na esperança de ter um ano mais leve, sem repetições dos mesmos erros. Ia só então se dando conta de que o amanhã poderia ser mais leve quando se realmente deixava pra trás o que estava pesando e parasse de ignorar. Não, algumas coisas deveriam ser encaradas de frente.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Am...

'Mídias Sociais: Impactos e Oportunidades para o Marketing Corporativo'

Em seu livro 'Mídias Sociais: Impactos e Oportunidades para o Marketing Corporativo' (Editora Com2B, 2010), o estatístico Fabrício Saad orienta como as empresas podem usar as mídias sociais para avaliar os riscos e usos de diferentes redes sociais, conquistar e fidelizar o consumidor com transparência, planejar estratégias e engajar colaboradores.

Fabricio Saad é graduado em estatística com pós em marketing pela FGV e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Possui 12 anos de experiência como executivo de marketing, é consultor de marketing digital, estudioso da área e palestrante.

Saad conta que as mídias sociais permitem o acesso, produção e compartilhamento de informações entre diferentes pessoas, de diferentes lugares do mundo. Segundo o autor, um dos subconjuntos das mídias sociais são as redes sociais, em que os usuários criam seus perfis, se reúnem e interagem entre si.

Fabrício Saad dá dicas de como as empresas podem usar as mídias sociais para melhorar a comunicação com os clientes, conhecer o público-alvo, gerar resultados, além de trazer dados numéricos sobre as mídias sociais no Brasil.

De forma resumida, o autor cita e descreve diferentes tipos de mídias sociais e exemplos, veja alguns: rede sociais (ex: Facebook, Orkut, LinkedIn); plataformas de compartilhamento (ex: Youtube, Flickr, SlideShare); microbloggins (ex: Twitter); social games (ex: Farmville [Facebook], Colheita Feliz [Orkut]; Agregadores (ex: Digg, Delicious) e SMO (ex: Meadiciona.com).

A evolução tecnológica fez com que os consumidores também se transformassem. Saad conta sobre os neoconsumidores, que são marcados pelo comércio eletrônico, mobilidade, fidelidade e rentabilidade, mostra o processo de evolução dos consumidores, aborda cada uma das etapas evolutivas e caracteriza o neomercado e seus impactos.

Cada empresa está engajada de forma diferente nas mídias sociais, algumas estão presentes em diferentes tipos de mídias sociais, enquanto outras estão apenas começando. O autor comenta como as empresas reagiram a este novo contexto: no início, com a contratação de advogados para contratar os consumidores que criticavam seus serviços e produtos; Depois de forma reativa, criaram serviços de atendimento ao consumidor digital; Atualmente, com pro-atividade e viralização de conteúdos. Sadd também analisa os custos, recursos humanos, infra-estrutura e regulamentação relativos às mídias sociais no Brasil.

O livro enxuto, com apenas 92 páginas, bastante objetivo, ainda traz alguns cases de sucesso e infográficos sobre mídias sociais, manual de boas práticas de marketing corporativo nas redes sociais e uma lista de eventos e sites de referência sobre o tema.

Recomendo o livro aos empresários que ainda não se deram conta do potencial das mídias sociais, aos profissionais que estão trabalhando nesta área relativamente nova, aos estudantes das áreas de comunicação e tecnologia e aos que têm interesse em aprender mais sobre o assunto.

Mais lidas da semana