Pular para o conteúdo principal

Destaques

Às vezes...

Tudo o que nunca fomos. Tudo o que nunca seríamos. Tudo o que não éramos. Havia um espaço dentro de mim que não poderia ser preenchido por todas palavras que representávamos um para o outro. Ia, então, se soltando lentamente, de quem havia se soltado de forma brusca. Ia dando tempo ao tempo e espaço para as coisas voltarem ao eixo. Escrevia para lembrar, escrevia para esquecer. Esquecer o quê? Nunca tinham passado de dois personagens cujas histórias jamais se cruzariam. Sequer poderiam ser definidos como colegas ou amigos, tampouco eram amores. Eram quase alguma coisa e nesse mundo de indefinições, às vezes era melhor não saber. Perdeu a conta de quantos dias o outro havia ficado sem responder. Perdeu a conta de quanto tempo havia se passado. De quando limites foram cruzados e quando promessas foram quebradas. Escrevia para dizer que a dor também fazia parte do processo de se sentir vivo. Escrevia para nomear as emoções e encontrar clareza em um universo de indefinições. Escrevia para ...

'Mídias Sociais: Impactos e Oportunidades para o Marketing Corporativo'

Em seu livro 'Mídias Sociais: Impactos e Oportunidades para o Marketing Corporativo' (Editora Com2B, 2010), o estatístico Fabrício Saad orienta como as empresas podem usar as mídias sociais para avaliar os riscos e usos de diferentes redes sociais, conquistar e fidelizar o consumidor com transparência, planejar estratégias e engajar colaboradores.

Fabricio Saad é graduado em estatística com pós em marketing pela FGV e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Possui 12 anos de experiência como executivo de marketing, é consultor de marketing digital, estudioso da área e palestrante.

Saad conta que as mídias sociais permitem o acesso, produção e compartilhamento de informações entre diferentes pessoas, de diferentes lugares do mundo. Segundo o autor, um dos subconjuntos das mídias sociais são as redes sociais, em que os usuários criam seus perfis, se reúnem e interagem entre si.

Fabrício Saad dá dicas de como as empresas podem usar as mídias sociais para melhorar a comunicação com os clientes, conhecer o público-alvo, gerar resultados, além de trazer dados numéricos sobre as mídias sociais no Brasil.

De forma resumida, o autor cita e descreve diferentes tipos de mídias sociais e exemplos, veja alguns: rede sociais (ex: Facebook, Orkut, LinkedIn); plataformas de compartilhamento (ex: Youtube, Flickr, SlideShare); microbloggins (ex: Twitter); social games (ex: Farmville [Facebook], Colheita Feliz [Orkut]; Agregadores (ex: Digg, Delicious) e SMO (ex: Meadiciona.com).

A evolução tecnológica fez com que os consumidores também se transformassem. Saad conta sobre os neoconsumidores, que são marcados pelo comércio eletrônico, mobilidade, fidelidade e rentabilidade, mostra o processo de evolução dos consumidores, aborda cada uma das etapas evolutivas e caracteriza o neomercado e seus impactos.

Cada empresa está engajada de forma diferente nas mídias sociais, algumas estão presentes em diferentes tipos de mídias sociais, enquanto outras estão apenas começando. O autor comenta como as empresas reagiram a este novo contexto: no início, com a contratação de advogados para contratar os consumidores que criticavam seus serviços e produtos; Depois de forma reativa, criaram serviços de atendimento ao consumidor digital; Atualmente, com pro-atividade e viralização de conteúdos. Sadd também analisa os custos, recursos humanos, infra-estrutura e regulamentação relativos às mídias sociais no Brasil.

O livro enxuto, com apenas 92 páginas, bastante objetivo, ainda traz alguns cases de sucesso e infográficos sobre mídias sociais, manual de boas práticas de marketing corporativo nas redes sociais e uma lista de eventos e sites de referência sobre o tema.

Recomendo o livro aos empresários que ainda não se deram conta do potencial das mídias sociais, aos profissionais que estão trabalhando nesta área relativamente nova, aos estudantes das áreas de comunicação e tecnologia e aos que têm interesse em aprender mais sobre o assunto.

Mais lidas da semana