Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Radiodocumentário: 'Índio Urbano'

Acampamento Terra Livre realizado em 2010
na aldeia urbana Marçal de Souza
Foto: Ben Oliveira
O radiodocumentário 'Índio Urbano', produzido pelos acadêmicos de jornalismo da UCDB, de Campo Grande (MS), junto com os outros programas ganhadores do Prêmio Roquette-Pinto estão disponíveis na página da Associação de Rádios Públicas do Brasil (ARPUB). Os internautas podem ouvir os programas, porém somente instituições sem fins lucrativos poderão baixá-los.

Os programas produzidos serão veiculados pelas emissoras públicas associadas à ARPUB e ficarão à disposição para veiculação em rádios não-comerciais. O projeto é uma iniciativa da ARPUB, contou com o apoio do Ministério da Cultura e teve patrocínio da Petrobras.

Índio Urbano

O projeto 'Índio Urbano' foi o único rádio-documentário de Mato Grosso do Sul selecionado pelo Prêmio Roquette-Pinto. O radiodocumentário esta dividido em 36 programas de 10 minutos que abordam diversos temas relacionados aos indígenas da aldeia urbana Marçal de Souza em Campo Grande (MS).

O 'Índio Urbano' teve o projeto elaborado pelos acadêmicos de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Ben-Hur Oliveira e Maria Izabel Costa, sob orientação da professora Inara Silva e do Coordenador do curso de Jornalismo Oswaldo Ribeiro. O radiodocumentário envolveu a participação de diversos acadêmicos do curso de jornalismo da UCDB.

Programa de Índio

Segue abaixo trechos da matéria "Programa de Índio", das estudantes de jornalismo da UCDB Aline Araújo e Natalie Malulei.

"... Não é porque se transforma que uma cultura deixa de existir. O projeto de Radiodocumentário Índio Urbano, realizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco vem dar voz a uma parcela da população urbana que carrega consigo cultura e ideias a serem expostas, talvez já esteja na hora deles mesmo se definirem".

"... Colecionar histórias, colher sorrisos e até lagrimas se elas vierem a surgir, não produzimos a emoção e sim a reproduzimos, amplificamos os sons da Aldeia Urbana Marçal de Souza em Campo Grande (MS), para tentar mostrar ao menos um recorte do que é ser índio em 2010. Em um lugar onde índio não planta mas trabalha, onde os filhos freqüentam a escola para adquirir o conhecimento da sociedade que estão inseridos e tem aula de cultura indígena para resgatarem conceitos que se perderam no tempo".

Ouça o radiodocumentário "Índio Urbano"

Acesse os outros programas selecionados
 
Para mais informações acesse a página da ARPUB

Comentários

Mais lidas da semana