Pular para o conteúdo principal

Destaques

Palavras não ditas

Era uma vez um escritor que tinha tanta empatia por alguém próximo, que, muitas vezes, levava para a terapia problemas que não eram seus. Nem sempre sabia como ajudar. Não sabia como dizer não. Sempre estava disposto a ouvir. Até o dia em que se esgotou e se deu conta de que se as coisas não mudassem, ali não era seu lugar para ficar. Quando foi que precisou se diminuir tanto para caber nas expectativas do outro? O outro sequer sabia que seus posicionamentos ideológicos eram contrários e, vez ou outra, sofria com microagressões, mas se silenciava em bem da amizade – era quase como se vivesse uma vida dupla, da qual o outro desconhecia. Foi deixando um monstro crescer cada vez mais, um monstro alimentado pelo silêncio e que tanto se preocupava com o outro, que às vezes se deixava de lado. Para pessoas que estão familiarizadas com impor limites, o caso poderia ser bobeira, mas para ele, havia chegado a um estado de exaustão, no qual não queria voltar atrás. Estava exausto de ouvir proble...

Ciberjornalismo & Qualidade

Abertura do 3º Seminário de Ciberjornalismo
Aconteceu nesta terça-feira, 16 de agosto, às 19h, no auditório do CCHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de Campo Grande (MS), a abertura do 3º Seminário de Ciberjornalismo. O evento organizado pelo Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS, com o tema: "O jornalismo em tempos de redes sociais", teve como palestrante o professor e Doutor Angel Rodriguez Bravo, da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), que falou sobre Ciberjornalismo e Qualidade.

Bravo explicou que o ciberjornalismo é um fenômeno comunicativo bem recente e para entender melhor do assunto propôs algumas reflexões, por exemplo, "como é ou como deve ser um jornalismo de qualidade?". O palestra contou que existem diversos termos ambíguos relacionados ao ciberjornalismo e que todos estão vinculados à idéia de transmissão de informação em rede.

A hipertextualidade, multimídia, interatividade e frequência de atualização são alguns fatores citados pelo palestrante, de acordo com Xosé Lopez, para definir o grau de dinamismo das mídias digitais. Bravo ainda ressaltou que com os celulares existe mais uma ferramenta para receber e produzir informações a qualquer momento.

O palestrante lembrou que o ciberjornalismo trouxe novas situações, como a mistura de conteúdos produzidos profissionalmente com os produzidos de forma amadora; A falta de segurança em relação aos conteúdos serem de qualidade ou não; A enorme redução da divisão de trabalho e consequente desaparecimento das funções profissionais convencionais (o jornalista é polivalente, se antigamente existia um profissional para cada função, como filmar, fotografar etc., atualmente o jornalista tem que saber fazer tudo).

Sobre a qualidade do jornalismo digital, Bravo argumentou que existem diversas formas de avaliá-la, seja por meio das características da organização e do produto, pelo serviço público oferecido, interesses estratégicos, quanto pelos elementos de um bom jornalismo: precisão, equilíbrio, juízo crítico, demonstrabilidade ou objetividade, ética e equidade.

Comentários

Mais lidas da semana